Netemeeting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unicarioca

Tecnologia em Gerência de Redes
Aluna: Fernanda de Fátima Valério Oliveira Macedo




Sistemas Operacionais



Serviço: Programa de acesso remoto: Netmeeting



O NetMeeting inclui suporte para o padrão H.323* de áudio e de videoconferência e para o padrão T.120 de conferência de dados. O NetMeeting pode ser usado para fazer e receber chamadas de produtos que sãocompatíveis a H.323 e *T.120. Com o equipamento e serviços adequados de terceiros, o NetMeeting pode fazer uma ligação usando um gateway H.323. O NetMeeting também pode fazer chamadas para MCUs (multipoint conferencing units) H.323 e participar de conferências de áudio/vídeo de múltiplos pontos.

• H.323 é o protocolo padrão utilizado, para vídeo e áudio conferências, e compreende uma série decodecs, para a codificação e decodificação destes sinais, a serem transmitidos em diferentes taxas de conexões. O H.323 é uma recomendação do ITU-T ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector)que oferecem serviços de comunicação multimídia sobre redes de pacotes como a Internet. Para estes dispositivos o suporte para áudio é obrigatório, enquanto que osuporte para vídeo e dados é opcional. As entidades H.323 podem ser usadas em configurações ponto-a-ponto, multiponto ou broadcast e podem ser parte de computadores pessoais ou dispositivos individuais como videotelefones.



[pic]







Os componentes de um terminal h323 são:

[pic]
• T.120 (padrão que atende a parte de compartilhamento de documentos (conferência de dados)de uma conferência multimídia). Recomendação T.120 é uma guarda-chuva composto por várias outras recomendações entre as quais estão: T.126 para a implementação do serviço de quadro branco, a T.127 para o serviço de transferência de arquivos, o T.128 para o compartilhamento de programas e desktop. Para o estabelecimento de gerenciamento de conexões e fluxo de dados, estão os protocolos T.121,T.122, T.125, e T.124. O protocolo definido no anexo B da recomendação T.123 também é implementado para prover negociação de chamadas seguras e encriptação dos dados.

• MCU (algumas vezes chamado de Servidor de Conferência Multiponto) é o hub de conexão central de uma VídeoConferência Multi- Ponto. Prover pontos de conexão para clientes, gerencia a distribuição de vídeo e audio e prover otransporte necessário de serviços para dados e aplicações compartilhadas.

Arquitetura

A arquitetura deste pacote de software foi desenvolvida com a implementação de protocolos padrões e com um funcionamento baseados no conceito de camadas. Neste modelo, cada camada se comunica com as camadas adjacentes a ela, através da troca de mensagens, onde cada camada utiliza os serviços oferecidos pelacamada inferior e oferece alguns serviços para a camada superior.
Através da implementação de protocolos padronizados por órgãos de telecomunicações e organizações internacionais de padronização, como a ISO e o IETF, este pacote de software se torna interoperável com qualquer outra aplicação construída sobre a mesma infra-estrutura de protocolos, independentemente do fabricante daaplicação.
A arquitetura implementada no netmeeting, foi desenvolvida para que este software funcionasse tanto como um cliente para áudio, vídeo conferência ou conferências multiponto de dados, ou ainda como uma plataforma. A arquitetura está ilustrada na figura abaixo.

[pic]

Conforme mostrado na figura, no nível de transporte, o netmeeting emprega os protocolos da família TCP / IP, o queinclui o TCP e o UDP. Conexões que utilizam o TCP são geralmente aquelas que carregam as informações de controle de chamadas, sendo utilizada também para o transporte de dados. O UDP é empregado para as conexões de áudio e de vídeo.




Plataforma de Trabalho


Usamos o Netmeeting para acesso remoto as estações (*compartilhamento remoto da área de trabalho ), visando diminuir custo com...
tracking img