.Net (dotnet)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.NET (dotNET)

Microsoft .NET (comumente conhecido por .NET Framework - em inglês: dotNet) é uma iniciativa da empresa Microsoft, que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para .NET, pode ser executado em qualquer dispositivo que possua um framework de tal plataforma.

Um framework, ou arcabouço, em desenvolvimento desoftware, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Ao contrário das bibliotecas, é o framework quem dita o fluxo de controle da aplicação, chamado de Inversão de Controle.

Tecnicamente falando:

A plataforma .NET éexecutada sobre uma Common Language Runtime - CLR (Ambiente de Execução Independente de Linguagem) interagindo com um Conjunto de Bibliotecas Unificadas (framework). Esta CLR é capaz de executar, atualmente, mais de 33 diferentes linguagens de programação, interagindo entre si como se fossem uma única linguagem. Dentre elas estão: Visual Basic, Python, Java, entre outros.

Comparando Java e .Net:Java sempre teve uma comunidade muito forte, isto, nos tempos atuais, é muito importante. Você encontra de tudo para Java na internet, tem muita coisa pronta, N frameworks, N aplicativos, N periódicos, N eventos durante o ano. Java é amplamente mais utilizado, mas tem um "grande problema", da mesma forma que ele pode ser "amado", é odiado por muitos.
.NET vai ao mesmo caminho, já possui muitascomunidades relacionadas e muito material pode ser acessado na própria internet.
Java tem uma frase muito famosa... "escreva uma vez, rode em qualquer lugar". Bem, isto tem um pouco de verdade, mas não é bem assim, até pode ser, mas vai depender muito de cada projeto.
.NET surgiu como uma "cópia" de uma tecnologia que já vinha dando certo (o Java), mas claro, com certas vantagens. A primeira delas éuma interface completa para o desenvolvimento assim como um Framework, o Visual Studio e o .NET Framework. Uma outra grande vantagem é a possibilidade de escolher a sintaxe da linguagem que deseja utilizar,as mais utilizadas são as conhecidas C# e VB, ou seja, de certa forma, torna-se uma plataforma mais flexível para ousuário e, muitas vezes, para um grupo envolvido num determinado projeto istopode significar produtividade.

Certificação .Net

70-536 - TS: Microsoft .NET Framework - Application Development Foundation que é a prova obrigatória para qualquer certificação MCTS (Technology Specialist) em .NET 3.5.
Em seguida, você pode escolher vários caminhos, dependendo daquilo que você tem maior conhecimento / experiência:

Caminho 1: Tirar MCTS (Technology Specialist) em diversas áreas:- MCTS: .NET Framework 3.5, Windows Presentation Foundation Applications
- MCTS: .NET Framework 3.5, Windows Communication Foundation Applications
- MCTS: .NET Framework 3.5, Windows Workflow Foundation Applications
- MCTS: .NET Framework 3.5, Windows Forms Applications
- MCTS: .NET Framework 3.5, ADO.NET Applications
- MCTS: .NET Framework 3.5, ASP.NET Applications

Caminho 2: Tirar MCPD(Professional Developer) em Windows Forms:
Além da 70-536 que você já fez, tem de fazer mais duas:
- 70-505: TS: Microsoft .NET Framework 3.5, Windows Forms Application Development
- 70-563: PRO: Designing and Developing Windows Applications using Microsoft .NET Framework 3.5

Caminho 3: Tirar MCPD (Professional Developer) em ASP .NET (3.5):
Além da 70-536 que você já fez, tem de fazer mais duas:
-70-562: TS: Microsoft .NET Framework 3.5, ASP.NET Application Development
- 70-564: PRO: Designing and Developing ASP.NET Applications using Microsoft .NET Framework 3.5

Caminho 4: Tirar MCPD (Professional Developer) em Enterprise Applications 3.5:
Além da 70-536 que você já fez, tem de fazer mais quatro:
- 70-505: TS: Microsoft .NET Framework 3.5, Windows Forms Application Development
-...
tracking img