Nesting e lofting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
ALINI CRISTINA RICHARTZ

NESTING E LOFTING

Itajaí
2012
ALINI CRISTINA RICHARTZ

NESTING E LOFTING

Trabalho apresentado como requisito parcial
à disciplina de desenho técnico, sob a orientação
do professor Rodrigo Kirck.

Itajaí
2012
Resumo
As empresas do setor naval estão sempre buscando oferecer produtos de alta qualidade com menos tempo deprodução e sem gerar muitos desperdícios. Este pode aparecer sob diversas formas, mas sempre com prejuízos. Felizmente foram criadas ferramentas computacionais que auxiliam a minimizar gastos desnecessários, tais como restos de chapas que não podem ser aproveitados e tempo perdido com a fabricação de peças defeituosas ou erradas. Os softwares são responsáveis pelos processos de nesting e lofting,que por sua vez são os assuntos a serem discutidos neste trabalho.
Palavras-chave: indústria naval, processos de construção, softwares, nesting, lofting.

Abstract
The naval sector companies are always looking for to provide high quality products with less production time and without generating many waste. This can appear in various forms, but always with losses. Happily were createdcomputational tools that help minimize unnecessary expenses such as debris plates that can’t be recovered and lost time with the manufacture of defective or wrong pieces. The software are responsible for lofting and nesting processes, which in turn are the issues to be discussed in this paper.
Keywords: naval companies, constructions processes, software, nesting, lofting.

Sumário
1.Introdução.........................................................................................1
2. Desenvolvimento
3.1. Nesting......................................................................................2
3.2. Lofting.......................................................................................3
3. Consideraçõesfinais........................................................................5
4. Referências ....................................................................................6

1. Introdução

É fato que a indústria naval movimenta muitos milhões de dólares todos os anos ao redor de todo o mundo, gera muitos empregos – diretos e indiretos – e tem crescido cada vez mais. No entanto, essas características são comuns também a outras áreasdo setor industrial, como o de telecomunicações, por exemplo. No entanto, há um ponto que difere a naval das demais: a produção costuma ser feita por encomendas.
Navios de grande porte não são construídos para ficarem parados no estaleiro esperando por um comprador. É ao contrário, o cliente vai à empresa solicitar que navios sejam construídos para ele. Isso faz com que as empresas do setorbusquem sempre oferecer produtos de alta qualidade em um menor tempo de produção e sem gerar muitos desperdícios.
O último item, aliás, será ainda muito comentado ao longo do trabalho, pois é baseado na ideia de evitar inúmeros desperdícios que foram criados softwares responsáveis pelo nesting. Este por sua vez, nada mais é do que um módulo de aproveitamento de chapas e tem grande valor no ramoindustrial. Ele permite que retalhos e sobras sejam evitados através da distribuição adequada das peças sobre a chapa.
Há ainda outro recurso de fundamental importância para as indústrias navais. É o que se chama de lofting. Este consiste em desenhar no estaleiro, em escala real, as principais linhas e medidas da embarcação. O processo é feito baseado no plano de linhas da embarcação, mas que comoestá sempre uma escala defina, deve passar em seguida pelas mãos do loftsman para este possa realizar seu trabalho.



2. Desenvolvimento

3.1. Nesting
Como citado anteriormente, o principal objetivo do nesting é evitar ao máximo o desperdício. Mas antes de detalhar o funcionamento do software em questão, acredito que seja válido comentar brevemente sobre o que seria,...
tracking img