Nervos cranianos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
DISCIPLINA: NEUROANATOMOFISIOLOGIA

NERVOS CRANIANOS

Caxias do Sul, 10 de outubro de 2010.

Os nervos cranianos são numerados em algarismos romanos, de acordo coma sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. Eles possuem conexão com o encéfalo, sendo que a maioria deles liga-se no tronco encefálico. Estes são formados por núcleos de substância cinzentaexistentes no interior do bulbo, da ponte e do mesencéfalo.

Componentes Funcionais dos Nervos Cranianos
Componentes Aferentes:
Correspondente aos órgãos da visão, audição, gustação e olfação. Osreceptores destes órgãos são denominados “especiais” para distingui-los dos demais receptores. As fibras nervosas em relação com estes receptores são classificadas como especiais. Assim, tem-se as fibrasaferentes somáticas gerais, fibras aferentes somáticas especiais, fibras aferentes viscerais gerais e fibras aferentes viscerais especiais.
Componentes Eferentes:
Os arcos branquiais sãoconsiderados formações viscerais, e as fibras que inervam o músculo neles originados são consideradas fibras eferentes viscerais especiais, para distingui-las das eferentes viscerais gerais, relacionadas com ainervação dos músculos lisos, cardíaco e das glândulas. As fibras que inervam músculos estriados miotômicos são denominadas fibras eferentes somáticas.

Descrição dos nervos cranianos
- NervoOlfatório, I par:
Tem como função o olfato, considerado como sensibilidade visceral especial. É um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatórios.
- Nervo Óptico, II par:Constituído por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem próximo ao pólo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crânio pelo canal óptico. É um nervo exclusivamentesensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somáticas especiais.
- Nervo Óculomotor, III par:
É responsável pela inervação intrínseca, através de fibras...
tracking img