Neotomismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-O que foi o Neotomismo?

O Neotomismo foi a tentativa de fazer renascer o tomismo, o sistema filosófico de São Tomás de Aquino, no seio da modernidade. O objetivo do neotomismo é manter todasas características atribuídas à filosofia tomista, que considera representar o ponto mais elevado da escolástica medieval.
É importante destacar as principais idéias do pensamento Tomista o qualinspirou-se em Aristóteles para defender que o gênero é real (realismo), mas que a substância primeira é o indivíduo (nominalismo), como individuação do gênero.
São Tomas de Aquino tratará dasquestões como a relação entre Deus e o mundo, fé e ciência, teologia e filosofia, conhecimento e realidade. Estas questões e outras mereceram o tratamento e soluções dentro do pensamento tomista.Os neotomistas pretendem que o pensamento de São Tomás foi o ponto culminante do saber filosófico e daí o apelo para a necessidade de a ele retornar.

2- Quando e porque aconteceu.

Asteorias de São Tomás de Aquino são retomadas nas primeiras décadas do século XX. O neotomismo tinha uma intenção clara: “unir os pensadores católicos para a conquista do pensamento moderno tal é, aoque parece, o propósito da igreja ressuscitando o tomismo...”(ibid., p.953).
O neotomismo ocorre em um momento de constante preocupação com um projeto societário que viesse a amenizar os efeitosnefastos do capitalismo, com a formação profissional, com a definição do objetivo e da prática do Serviço Social. Estas preocupações centralizavam-se no necessário respeito à pessoa humana e referiam-se àconcepção de homem postulada pela perspectiva da filosofia neotomista preconizada pela Igreja Católica, naquele momento histórico.A concepção de homem dos primeiros assistentes sociais situava-se nohorizonte metafísico. Eles entendiam que o homem, como pessoa humana, era portador de “valor soberano a qualquer outro valor temporal” (FERREIRA, T.P, 1939, p. 28).E tinha sua existência regulada...
tracking img