Neotomismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO I

INTRODUÇÃO

Lúcia Helena dos Santos Santana
1º Período
Resumo Sociologia

O CONHECIMENTO COMO CARACTERÍSTICA DA HUMANIDADE

Nas várias espécies animais existentes na Terra encontramos formas de relacionamentos que nos fazem pensar na existência de regularidades que ordenam sua vida comunitária. Os animais desenvolvem estilo próprio de vida que lhes permitem areprodução e a sobrevivência.
O homem também desenvolveu processos de convivência, reprodução, acasalamento e defesa. Ele apresenta atividades que se desenvolvem dispensando o aprendizado, como respirar, engatinhar, sentir fome...
Também desenvolveu habilidades que dependem do aprendizado. Ele se distingue das demais espécies por que é o único animal que necessita de aprendizado paraadquirir diferenciadas formas de comportamento, ele tem que aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que lhe seriam impossíveis de desenvolver no isolamento.
O animal separado do seu grupo de origem, apresentará as mesmas capacidades de seus semelhantes, pois essas decorrem de características genéticas. Para um bebê humano se transformar em um homem é necessário longo aprendizado. O homemtem capacidade de criar sistema de símbolos, como linguagem, por meio dos quais dá significado ás experiências vividas e as transitem a seus semelhantes. O homem é capaz de recriar situações e emoções, e de atribuir significado as coisas, dessa habilidade provém a capacidade de projeção, de idéia de tempo e o esforço em preparar o futuro, características que permitem o desenvolvimento daciência. Ao ser capaz de projetar, de ordenar, prever e interpretar, o homem, sempre vivendo em grupos, começou a travar com o mundo ao seu redor uma relação dotada de significado, de avaliação.
Seu conhecimento se transformou em cultura humana propriamente dita. O homem recriou o mundo segundo suas necessidades, e ponto de vista, sob forma de informação ou conhecimento.

AS CULTURAS HUMANASCOMO PROCESSO

Podendo escolher, julgar, pensar sobre situações passadas e futuras, o homem passou das simples experiência imediata à explicações que lhe garantiam o conhecimento de si e do mundo sua volta, formulando justificativas para fatos, atitudes e comportamentos. Quando o homem enfrenta novos obstáculos,surgem novas relações, tidas como mais adequadas, mais úteis asdificuldades enfrentadas. Se por um lado as culturas humanas tendem a ritualização e a repetição, devido a tradição e ao aprendizado, por outro elas representam a possibilidade de mudanças e adaptação.

A CIÊNCIA COMO UM RAMO DO CONHECIMENTO

Os gregos conceberam a idéia de saber como um fim em si mesmo, como atividade destinada a descobertas desligadas de uma finalidade prática imediataou à solução de questões metafísicas. Menos preocupados com a religião e a vida após a morte, os gregos foram os precursores da elaboração de uma forma de pensar à qual se deu o nome de ciência, uma atividade com objetivos próprios.

O MILAGRE GREGO – O ESPÍRITO ESPECULATIVO


Os gregos criaram as diversas disciplinas e a filosofia. As disciplinas ou conhecimentos específicoscomo a geometria, a aritmética, a astronomia, foram um passo decisivo na busca da compreensão dos princípios que movem o mundo e as coisas. Os egípcios elaboraram princípios de biologia e química por que acreditavam na ressurreição e queriam conservar os cadáveres, os gregos afirmaram que tais conhecimentos não eram domínio da religião, mas da medicina. Deram as idéias sobre o que se deve ou nãose deve fazer o nome de ética. Surgiram como sistematização das informações adquiridas pelas diversas disciplinas organizadas de modo a explicar o mundo e a sua relação com o homem. Surgiu um saber mais desligado das atividades religiosas, surgiram os sábios homens cujo a atividade era desvendar os segredos do mundo e do universo.
Deu-se o nome de milagre grego a este salto do...
tracking img