Neopositivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neopositivismo (empirismo lógico ou positivismo lógico)

Meu comentário - NEOPOSITIVISMO é uma noção estritamente filosófica, que vai influenciar profundamente alguns campos científicos no início do século XX e estará presente no início da chamada FILOSOFIA DA LINGUAGEM que também influenciará o direito do século XX, inclusive o BOBBIO. Mas acho muito exagerada a solicitação de um ponto comoeste dentro deste programa do MPF, pois trata-se de um tópico difícil da FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, solto no meio do programa. Todavia creio que ele esteja aqui justamente por causa da sua influência no pensamento de Hans Kelsen. Bem... vamos lá...

FERRATER MORA – DICIONÁRIO DE FILOSOFIA. TOMO III. FILOSOFIA – sinônimo de empirismo lógico ou positivismo lógico. Círculo de Viena. PrimeiroWittgenstein.
Neopositivismo (NP) é outro nome dado ao empirismo lógico. Sob o termo POSITIVISMO há duas tendências: a primeira de Augusto COMTE e outra desenvolvida no século XX que floresceu entre os membros do Círculo de Viena (neopositivismo ou empirismo lógico). As duas tendências são muito diferentes. Mas ambas têm em comum a rejeição da METAFÍSICA. E na verdade este NP não é verdadeiramente um NOVOPOSITIVISMO (NEO = NOVO). Apenas que, esta segunda tendência floresceu um pouco mais tardiamente do que a primeira tendência de Augusto COMTE. A segunda tendência – NP ou empirismo lógico - recebeu esta última denominação para distingui-lo do empirismo clássico.
Empirismo – confluência das idéias vindas da Inglaterra e dos EUA, Alemanha e Áustria. O NP é uma parte da Filosofia Analítica.Empirismo por causa da recusa total a toda e qualquer forma de Metafísica oriunda da filosofia especulativa do racionalismo clássico.
NICOLA ABAGNANO - DICIONÁRIO DE FILOSOFIA - Os empiristas consideravam que o critério de significação das proposições era sua verificabilidade empírica. LÓGICOS porque era necessário distingui-los da grande tradição empirista (Hume), afinal os empiristas lógicos(neopositivistas) davam muita atenção à matemática e à lógica, o que não era característica de Hume.

Duas tendências do EMPIRISMO LÓGICO:
A. REDUÇÃO DA FILOSOFIA À ANÁLISE DA LINGUAGEM CIENTÍFICA
B. REDUÇÃO DA FILOSOFIA À ANÁLISE DA LINGUAGEM COMUM

A. Empirismo Lógico - Redução da filosofia à filosofia da linguagem. Primeiro Wittgenstein (a expressão PRIMEIRO WITTGENSTEIN - se fala “vitiguenstáin” -se deve à primeira fase do filósofo Ludwig WITTGENSTEIN, que foi marcada basicamente pela publicação do livro TRACTATUS LOGICUS PHILOSOPHICUS. A expressão SEGUNDO WITTGENSTEIN se deve à fase marcada pela publicação do livro INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS. O autor é o mesmo. Mas ele tem duas fases muito diferentes, fazendo com que pareçam dois autores distintos): 1. “os enunciados factuais (que sereferem a coisas existentes) só tem significado se forem empiricamente verificáveis”; 2. “ existem enunciados não verificáveis, mas verdadeiros com base nos próprios termos que os compões: tais enunciados são as tautologias, ou seja, não afirmam nada a respeito da realidade” exemplo de tautologia: “o homem é homem” – trata-se de uma expressão absolutamente verdadeiro que não agrega nada aoconhecimento humano. Carnap e Reichenbach: a matemática consiste em fazer deduções segundo regras determinadas a partir de outras proposições assumidas por convenção, como fundamentais = a partir de AXIOMAS.

B. SEGUNDO WITTGENSTEIN – Livro “Investigações Filosóficas”. Toda linguagem é uma espécie de jogo, com suas regras. E a única regra para a interpretação de um desses jogos é o uso que deles se faz.Para se conhecer a linguagem se deve conhecer as regras de uso (que não são propriamente e unicamente as regras da gramática – o exemplo tradicional é o exemplo da chuva. Geralmente eu digo “CHOVE” quando está caindo água do céu. Então eu devo conhecer as condições do uso da expressão CHOVE para entender o seu significado – Us atual e uso habitual.

POSITIVISMO LÓGICO (PL) – Tradução livre e...
tracking img