NeoPOsImpressionismo

474 palavras 2 páginas
Explique o que foi o Neo Impressionismo: origem, artistas, objetivos, discussões propostas, como e onde se manifesta (cite exemplos). Qual sua principal diferença em relação ao Pós Impressionismo.

Os Impressionistas eram os pintores da vida moderna. Já incorporam a autonomia do ser artístico, longe da academia. Para eles era cada vez mais claro a necessidade de falar do seu mundo através do próprio olhar. O impressionismo é entendido a partir do decorrer do olho do artista sobre o mundo – é unicamente a ditadura do olhar. O motivo da pintura é a luz natural, o que ela revela e o que ela esconde. Essa luz revela e também destrói a imagem, as pinturas perdem seus contornos (linha) – é algo que dissolve, que fala de movimento dinamismo. A sensação não é de imagem estática, é quase como se conseguíssemos capturar a atmosfera, a condição do lugar com seus sons e cheiros. Mudança no corte, com figuras cortadas – indica que a imagem está em movimento – condição para acentuar o movimento. Até então, a pintura não tem a profundidade de um estudo cientifico.
Seurat é o primeiro a produzir um questionamento sobre o impressionismo. Ao olhar a pintura impressionistas ele observa que: ela traz liberdade e autonomia mas não corresponde ao que está acontecendo no final do século XIX – revolução tecnológica – novas formas de energia – novas invenções. A pintura não leva em consideração nada disso. O ideal para Seurat era produzir o impressionismo cientifico. Seurat e Signac produzem uma serie de estudos da teoria da cor, disco de cores – entendendo a articulação das cores. Como eles se comportavam quimicamente e oticamente, e como passar essas teorias para a pintura. Seurat não apenas estuda a cor, mas como o olho absorve a cor. Ele sabia matematicamente todos as variações possíveis. Agora a pintura não é feita de forma rápida, ele primeiro registra o lugar e produz um serie de estudos para ter um produto final. Ele pega dias diferentes, horas diferentes, varias possibilidades

Relacionados