Neoplasia pulmonar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEOPLASIAS DO PULMÃO
O câncer de pulmão é um dos mais comuns do mundo apresentando um aumento de 2% ao ano. Pode ser causado por uma serie de fatores como: exposição à radiação, tabagismo, diéticos (baixo consumo de frutas e verduras) genética, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) e a historia familiar de câncer de pulmão. Não existem sintomas específicosdo câncer do pulmão e as manifestações são muito parecidas com uma doença respiratória, por isso muitas vezes quando a pessoa se da conta que pode ser algo serio seu estagio já está muito avançado.
CARCINOMA BRONCOGENICO
Ele se divide em três formas: designadas hilar ou centra, nodular periférica e nodular múltipla. O calibre dos brônquios atingido diminui da primeira a ultima forma.
A formahilar ou central é a mais frequente, compromete um brônquio principal ou da bifurcação da traqueia, principalmente o direito e o brônquio lobar ou brônquio segmentar, sobretudo do lobo superior. Inicia-se por um espaçamento de certa área da mucosa brônquica tornando-se esbranquiçada, da parede brônquica, o carcinoma de cor branco-amarelado, infiltra o tecido pulmonar circunjancente, raramenteformando tumor delimitável e, mais amiúde, forma cordões que se irradiam; a infiltração atinge logo os linfonodos próximos, que se fundem no tumor primitivo.
A forma nodular periférica manifesta na periferia do pulmão, por um nódulo arredondado, mal delimitado, geralmente mole e não relacionável, ao exame macroscópico, com o brônquio que o origina. Pode localizar-se logo abaixo da pleura ou a pequenadistancia. Não raro se forma em cicatrizes pulmonares (câncer cicatricial). Localizando-se esta forma na periferia, em brônquios menores, as manifestações clinicas são mais tardias e os prognostico pior, já havendo metástase quando diagnosticada.
A forma multinodular é de origem multicêntrica e a mais rara de três formas. Em necropsia só é diagnosticas após o carcinoma do próprio pulmão ou deoutro órgão. Os nódulos variam de tamanho, podendo ser pequenos (até miliares).
O carcinoma bronquíolo-alveolar localiza-se nos lóbulos pulmonares, provindo de bronquíolos e alvéolos pulmonares. O tamanho dos nódulos motivou dividi-lo em três subtipos, caracterizado por: nódulo solitário periférico, localizado no lobo superior em 2/3 dos casos e associados a cicatriz em cerca da metade deles.Nódulos múltiplos pequenos e numerosos, situado num ou mais lobo do mesmo pulmão e, em muitos casos, de ambos os pulmões. E aspecto pneumônico, tomando todo o lobo pulmonar. O tecido pulmonar dos subtipos é branco-acizentado e sua consistência depende da quantidade de tecido fibroso, podendo ser firme (origem em cicatriz), mole e mesmo gelatinosa.
ASPECTO MICROSCÓPICO E RELAÇÃO COM AS FORMASMACROSCÓPICAS
São três os tipos histológicos fundamentais do carcinoma broncogênico: epidermóide, de pequenas células ou diferenciado e adenocarcionoma.
Carcinoma epidermóide (ou escamoso). Apresenta aspecto semelhante ao de outros órgãos (colo uterino, esôfago), também com grau variável de diferenciação (pouco, moderadamente diferenciado e diferenciado). Constitui-se de: cordões e amontoados decélulas escamosas, em disposição desordenada (sem formar camadas); células semelhantes às da epiderme com predominante caráter não cornificado, de caracteres malignos; mitoses em número variado.
Carcinomas de pequenas células. São os mais agressivos se disseminam rapidamente nos pulmões e para outros órgãos, constitui de aglomerados e faixas sólidas de células pequenas, anaplásicas ou indiferenciadas,de núcleo geralmente escuro, citoplasma escasso e forma variável, determinada pelo núcleo: formas redondas, oval, fusiforme, ou poligonal (estas formas de núcleo caracterizam os subtipos de tumores). Há freqüentes áreas da necrose e numerosas mitoses.
Carcinoma de grandes células (ou indiferenciado de grandes células). É um tipo raro de carcinoma broncogênico indiferenciado. As células têm...
tracking img