Neoplasia maligna de colo uterino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEOPLASIA MALIGNA DO COLO DO ÚTERO: RELATO DE CASO

MALIGNANT NEOPLASM OF THE CERVIX: A CASE REPORT
Esvaldo
Márcia Albuquerque

___________________________________________________________________________
RESUMO

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertasfacilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papiloma vírus humana, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. O presente estudo teve como objetivo principal explanar um caso de neoplasia maligna do colo do útero,fazendo assim uma revisão breve de literatura mostrando que, a melhor forma de combatê-lo é a prevenção.

PALAVRAS - CHAVE: Neoplasias do Colo de Útero, Diagnóstico de Enfermagem.
___________________________________________________________________________
ABSTRACT

Cancer of the cervix, also called cervical, takes many years to develop. The cell changes that can trigger cancer arediscovered easily in the screening test (also known as Pap smear), so it's important in your periodical. The main change that can lead to this type of cancer is infection with human papillomavirus, HPV, with some high-risk subtypes and related to malignant tumors. This study aimed to explain a case of malignant neoplasm of the cervix, thus making a brief review of literature, explain clearly that the bestway to combat it is to prevent.

KEYWORDS: Nursing Diagnosis, Cervix of Uterus Neoplasm’s.

INTRODUÇÃO

O câncer do colo uterino é a neoplasia maligna mais freqüente do trato genital feminino no Brasil. No mundo é a quarta causa de morte por câncer. Existe uma variabilidade entre mulheres brancas e negras dentro de uma mesma população, sendo mais freqüentes nas últimas. Estudosepidemiológicos sobre o perfil do câncer de colo uterino têm relacionado seu desenvolvimento ao comportamento sexual das mulheres e a transmissão dos agentes infecciosos.
Segundo a Organização mundial de Saúde o principal fator de risco para a doença é a infecção pelo vírus do Papiloma Humano (HPV). Todas as mulheres que já desenvolveram a atividade sexual estão suscetíveis a doença. Porem mascondições de higiene, tabagismo, o inicio precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros e o uso de contraceptivos orais, a multiparidade, a menarca precoce, a má higienização da região genital, também favorecem o surgimento desse câncer. Esse tipo de câncer tem evolução lenta, entre a sua fase precursora e o seu desenvolvimento propriamente dito, na maioria dos casos ocorre em dezanos.
A grande maioria cerca de 70% das pacientes diagnosticadas apresenta a doença em um estagio avançado, na primeira consulta, dificultando assim a possibilidade de cura. Os meios de prevenção são hierarquizados, em níveis de atenção a saúde. O tratamento a ser utilizado é definido de acordo com o estágio da doença, o tamanho do tumor, a idade da paciente, suas condições gerais de saúde eseu desejo de ter filhos. Em gestantes, o tratamento pode ser retardado dependendo do estágio do câncer e de quantos meses se encontra a gravidez.
Cinco estágios classificam bem este tipo de acometimento patológico. O estagio 0 ou Carcinoma In Situ é o câncer em sua fase mais inicial. As células anormais são encontradas apenas na primeira camada de células no revestimento da cérvice e nãoinvadem tecidos mais profundos. No estagio 1, o câncer envolve toda a cérvice mas não se espalhou pelos arredores, o câncer é pequeno, visualizado apenas com microscópico, nas camadas mais profundas da cérvice. O estagio 2 o câncer se espalhou para locais vizinhos mas ainda está confinado à pelve. O estagio 3, o câncer se espalhou pela pelve, algumas vezes já comprometendo a porção mais...
tracking img