Neopetencostalismo

1257 palavras 6 páginas
2- Em que aspectos a sociedade brasileira teria vantagens e desvantagem em ser predominantemente praticante das características dos grupos neopetencostais?
Teriam vantagens em: Ações sociais: A igreja realiza ações sociais para ajudar os menos favorecidos, realizam trabalhos de apoio a pessoas doentes, hospitais, grupos de aidéticos, doentes mentais, presidiários, entre outros; Por ser a igreja uma instituição que predominaria na sociedade, teríamos a diminuição da violência; Por acreditarem que tudo o que a boca fala vem á existencia, as pessoas teríam mais cautela antes de falar certas coisas desnecessárias; Valorização dos Líderes; Inovam constantemente, buscando manter o interesse dos fiéis e evitar a rotina.
Teriam desvantagens em: Por ser a religião predominante, teríamos fiéis envolvidos na política do país e consequêntemente nas imoralidades impostas; Exigem o pagamente de 10% do seu ganho como dízimo para a igreja, assim teríamos mais pessoas com dificuldades financeiras; Pregam que quanto maio for a oferta maior é a benção, e assim são “induzidos” a doar valores altos para o igreja. Obviamente, o neopentecostalismo ou “pentecostalismo autônomo” partilha das mesmas convicções, valores e práticas do pentecostalismo clássico: ênfase nos dons espirituais, especialmente os mais extraordinários (línguas, profecias, curas); forte emotividade, especialmente nos cultos; ênfase à pessoa e atividade do Espírito Santo; valorização da figura do líder (o “ungido do Senhor”); preocupação constante com as forças do mal; e grande ênfase ao conceito de “poder.” Muito mais poderia ser dito sobre o movimento neopentecostal. Estes são apenas alguns pontos salientes, que obviamente não esgotam o assunto. Por uma questão de justiça, é preciso reconhecer que há muitos pastores, crentes e igrejas neopentecostais que são íntegros, bem-intencionados e fiéis ao Senhor. Esses irmãos têm sido instrumentos para a conversão e transformação de vidas de milhares de

Relacionados

  • Bacharel
    18963 palavras | 76 páginas