Neologismos na lingua escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOCIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA
INSTITUTO DE LINGUAGEM
DEPARTAMENTO DELETRAS

NEOLOGISMOS NA LINGUA ESCRITA

Fernanda Pereira de Souza

Pontes e Lacerda
2012/1

NEOLOGISMOS NA LINGUA ESCRITA

por

Fernanda Pereira de Souza

Relatório da disciplina demorfologia, do 4º semestre do Curso de Letras do Campus Universitário de Pontes e Lacerda, apresentado como requisito das atividades de Prática como Componente Curricular.

Prof.ª Ana Maria MacedoPontes e Lacerda - MT
2012/1

A língua é o meio de comunicação que usamos para nos relacionarmos com o mundo, quer seja língua portuguesa, inglesa ou francesa... o que importa é que se saibacomunicar com os outros indivíduos, portanto ela é o principal sistema que o ser humano utiliza enquanto identificador de coisas, lugares e pessoas... Como a língua nunca é pronta e acabada os falantes damesma utilizam de seus meios culturais e comunicacionais para formarem novas palavras, ou seja, o léxico. Que é exatamente o conjunto de palavras que uma determinada comunidade utiliza para secomunicar. Devido às constantes mutações nos sistemas comunicacionais e lingüísticos é que surgem novas palavras na língua falada e que posteriormente são introduzidos na escrita de acordo com a necessidadede cada falante que as formam a partir de um morfema lexical ou radical e um afixo.
Como as línguas são vivas, se renovam a cada dia contribuindo assim para a criação de novas palavras no léxicoas quais se denominam neologismo. Esse ampliamento da língua ocorre principalmente por mecanismos como a derivação e a composição de palavras, além do empréstimo. Na comunicação brasileira sãoconstantes as criações neológicas, com isso torna-se necessária a escolha de algumas opções em determinada comunicação (fala ou escrita), por isso há a necessidade de conhecer os mecanismos neológicos que...
tracking img