Neologismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O próprio significado da palavra neologismo o define: nova palavra. Os neologismos são muito comuns na mídia e também com os recém-chegados como, por exemplo, a internet. Nesta, encontramos váriostermos que acabaram se tornando cotidianos em nosso vocabular: deletar, printar, escanear, mouse, site e etc. 

Esses termos surgem como um modo de suprir uma necessidade vocabular momentânea,transitória ou permanente. 
Momentânea: surge bruscamente em um diálogo entre amigos. Pode até ter uma repercussão maior, mas acaba sendo esquecida com o tempo: somatoriar. 

Transitória: aparece em umdeterminado grupo e se espalha para os demais. Pode tanto ser esquecida, como pode se tornar parte do vocabulário da língua: mensalão. 

Permanente: surge rapidamente, mas por ser muito utilizada, acaba porse estabelecer de vez no idioma e se tornar parte do léxico: deletar. 

Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação esufixação. 

Podemos dizer que neologismo é toda palavra que não existia e passou a existir, independente do tempo de vida. 

Pode ser ainda a aquisição de palavras pertencentes à outra língua, como emalguns dos termos na informática, já citados acima. Ainda pode ser um novo sentido que damos a termos já existentes, como por exemplo, a palavra burro, que ganhou novo significado: pessoa que não éinteligente! 

O neologismo está presente na representação de sons (puf!, Vrum!, miar, piar, tibum, chuá, cataplaft, etc) e na linguagem do msn (blz, flw, t+, qq, vc, ker, abc, xau, bju, etc). 

Nestaúltima, até mesmo os próprios símbolos são neologismos, uma vez que estes representam a linguagem não verbal e são considerados como parte da língua: =) (feliz), =( (triste). 

Nós, como falantes,sentimos necessidade em criar e recriar palavras e sentidos, pois a língua é viva e apresenta muitas possibilidades de transformações, inovações. 

Um exemplo muito citado de neologismo está no poema...
tracking img