neolitico e pareolitico

563 palavras 3 páginas
Conjuntos e Conjuntos Numéricos

A Teoria dos Conjuntos

A conceituação rigorosa de infinito surgiu de forma sólida apenas em 1870, pelos estudos do matemático Georg Cantor e seu colega Richard Dedekind. Eles definiram e classificaram precisamente tipos diferentes de infinito. Para isso eles se utilizaram da teoria criada por Cantor em 1872 que ficou conhecida como a Teoria dos Conjuntos. A teoria dos conjuntos é muito importante, pois unificou a linguagem matemática em todos os ramos.

A noção de conjunto

A noção de conjunto é bastante simples e fundamental na matemática, pois a partir dela podem ser expressos os conceitos matemáticos.
Um conjunto é uma coleção qualquer de objetos. Por exemplo:
Conjunto das cores da bandeira do Brasil:

Conjunto dos números primos:

Um conjunto é formado por elementos. Um objeto qualquer pode ser elemento de um determinado conjunto A. Quando for, dizemos que: Pertence a A e escrevemos
Se o elemento não faz parte do conjunto A, então dizemos que: Não pertence a A.

Representação de um Conjunto

Podemos representar um conjunto basicamente de três formas distintas: representação tabular, representação por Diagrama de Venn e representação por propriedade.

Representação Tabular: A representação tabular (forma de tabela) de um conjunto é aquela em que os elementos são apresentados entre chaves e separador por vírgulas. Denota-se o “nome” de um conjunto usando uma letra de nosso alfabeto maiúscula. Os elementos que compõem um conjunto são denotados com letras minúsculas.

Representação por Diagrama de Venn: John Venn foi matemático e padre inglês e criou um sistema de representação de conjuntos visualmente inovador. Por este sistema, os elementos são simbolizados por pontos interiores a uma região plana, delimitada por uma linha fechada.

Representação por Propriedade: A representação de um conjunto por meio de uma propriedade é aquela em que os elementos são descritos por uma

Relacionados