Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTRODUÇÃO

Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitais que defende a não participação do estado na economia e o desenvolvimento social de um país.
É uma pratica político – econômica baseada nas idéias dos pensadores monetaristas Milton Friedman, dos EUA, e Friedrich August Hayek, da Grã Bretanha.Após a crise do petróleo de 1973, eles começaram a defender a idéia de que o governo já não podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizado após a II guerra mundial, pois agora tinham déficits públicos, balanças comerciais negativas e inflação.
Essas teorias ganharam força depois que os conservadores foram vitoriosos nas eleições de 1979 no Reino Unido MargarethThatcher e nos Estados Unidos Ronald Reagan.
Desde então o estado passou apenas a preservar a ordem política e econômica, deixando as empresas privadas livres investirem como quiserem. Além disso, os estados passaram a desregulamentar e a privatizar inúmeras atividades econômicas antes controladas por eles.

DESENVOLVIMENTO

1 origem do neoliberalismo

As origens doque hoje se chama neoliberalismo nos remetem à escola Austríaca, nos finais do século XIX, com o prêmio de ciências econômicas Friedrich Von Hayek, considerando o propositor da sua base filosófica e econômica.
A escola Austríaca adotava a lei de say e a teoria marginalista, que veio a ser contestada, mais tarde, por Keynes, quando este formulou na década de 1930, sua políticaKeynesiana e defendeu as políticas econômicas com vistas à construção de um estado de bem estar social. Hoje em dia chamado de estado escandinavo ou Welfare State em inglês.
O neoliberalismo ressurgiu em 1947, do encontro entre um grupo de intelectuais liberais e conservadores realizado em monte Pélier, na suíça, onde foi fundada uma sociedade de ativistas em oposição às políticas doestado do bem estar social, por eles consideradas “coletivistas” e, a difundir e propagar as idéias conservadoras e liberais da escola Austríaca e a combater ideologicamente todas as que a delas diverge.
Essas idéias atraíram adeptos depois da publicação, em 1942 na Inglaterra, do relatório benveridge.
Uma outra vertente do neoliberalismo surgiu nos Estados Unidos econcentrou – se na escola de Chicago, defendida por outro laureado com o prêmio de ciências econômicas, o professor Milton Friedman.
Milton Friedman criticou as políticas econômicas inauguradas por Roosevelt com o New Deal, que respaldaram na década de 1930 a intervenção do estado na economia com o objeto de tentar reverter uma depressão e uma crise social que ficou conhecida como crise de1929. Para Friedman, assim como para vários outros economistas defensores do capitalismo, argumentavam que a política do New Deal, do presidente Franklin Delano Roosevelt , ao invés de recuperar a economia e o bem estar da sociedade, teria prolongado a depressão econômica e social. Também era contra qualquer regulamentação que inibisse a ação das empresas, como, por exemplo, o salário mínimo que,segundo as teorias que defendia, alem de não conseguir aumentar o valor real da renda excluiria a mão –de- obra pouco qualificada do mercado de trabalho.

1 A IMPLANTAÇAO DO NEOLIBERALISMO NO MUNDO

A vitória de Margareth Thatcher na Inglaterra, em 1979, assegurou para esse país o pioneirismo na Europa na efetivação da receita neoliberal.
O centrismoliberal e a economia Keynesiana ficaram subitamente fora da moeda. Margareth Thatcher lançou o chamado neoliberalismo, que era na realidade um conservadorismo agressivo de um tipo que não era visto desde 1848, e que envolveu uma tentativa de resolver a redistribuição do estado de bem estar, de modo a beneficiar as classes superiores e não as classes mais baixas. (Wallerstein, 2004, p.61)...
tracking img