Neoliberalismo e sua influencia no brasil e no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2324 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A filosofia neoliberal surge a partir das idéias de um grupo de intelectuais avessos ao modelo político da social- democracia, na década de 40 esse grupo de estudiosos se reúnem em Mont Pelerin, na Suíça a fim de descutir os rumos do capitalismo da época, daí surge Sociedade Mont Pelerin. Estes estudiosos alertavam que a política do bem estar social, adotada pelo Estado europeunaquela época , geraria uma crise de sistema capitalista, pois estava correndo as suas estruturas, destruindo as liberdades individuais, e consequentemente a lei da concorrência, vital para a sobrevivência de qualquer economia. Na década de 70 o capitalismo entra em uma grande crise mundial, confirmando as previsões que os estudiosos haviam feito 20 anos antes, estes passaram a apontar ossindicatos, os movimentos operários e os excessivos gastos do governo em políticas de pinho social como responsáveis pela crise , afirmavam que a doção por parte do governo de políticas de caráter neoliberal iriam restaurar as bases do sitema capitalista , diminuindo a inflação e restaurando crescimento econômico.
As idéias liberais favoreceram a promoção da nova ordem social, que era baseada no direitoà liberdade individual e a propriedade privada.Adam Smith foi o percursor do liberalismo econômico, esse modelo liberal é regido pela lei da oferta e demanda. Assim acreditava-se que o mercado era auto ajustável.
No liberalismo pregava-se a livre iniciativa econômica, sem intervenção do estado.Porém esse modelo econômico gerou uma série de problemas sociais, já que a teoria da “mãoinvisível”proposta por Smith não era tão eficiente, pois nem sempre proporcionava harmonia entre os interesses individuais e coletivas da sociedade.
E com o a dvento da crise da bolsa de Nova York (1929) o liberalismo perdeu espaço para as idéias do economista John Maynard Keynes, que defendia a intervenção do Estado na economia para estimular o crescimento e reduzir o desemprego.
Mas o Keynesianismo (Teoria deJohn Maynard Keynes) começou enfraquecendo-se no ano de 1970, devido a crise dos países desenvolvidos, essa crise era decorrente de altas taxas de inflação, grande burocracia estatal e crescimento da dívida pública.
As idéias liberais voltam, com uma nova característica, surgindo assim o neoliberalismo.
O neoliberalismo defende a propriedade privada e a iniciativa individual, porém com apresença do estado para ajudar e inibir ineficiências e corrigir deficiências do mercado. O Estado seria um agente controlador da estabilidade financeira econômica.Assim sendo percebemos que ao contrário do liberalismo o neoliberalismo não se opõe a intervenção do Estado.
Os defensores do neoliberalismo acreditam que esse sistema é capaz de gerar desenvolvimento econômico e social de um país, porquetorna a economia mais competitiva e proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência faz os preços e a inflação caírem. A globalização tem sido uma ferramenta importante para o neoliberalismo, pois facilita a abertura econômica entre os países, gera crescente desenvolvimento tecnológico, e leva informação rápida a diversas partes do mundo.
qDemocracia é um sistema e/ouregime que se baseia na concepção da soberania popular e na distribuição equilibrada do poder, no qual atribui o direito ao voto e, pela divisão dos poderes, o controle dos meios de decisão e execução. No Brasil isso nunca existiu efetivamente. Desde que os nossos pais se tornaram uma república, ainda não se chegou a uma democracia substancial, mas somente um regime democrático formal. Ossucessivos governos civis, tidos como democráticos, desde então favoreceram a implementação de políticas públicas injustas. O aumento da desigualdade social e da miséria. O que realmente existe é um grupo de autoridades elitistas e políticas que dirigem, governam e comandam o povo.
No caso do Brasil, a Democracia, de fato, só é exercida quando a maioria dos eleitores vai até as urnas e elegem os...
tracking img