Neoliberalismo no cenário educacional

Páginas: 9 (2076 palavras) Publicado: 5 de maio de 2011
A ideologia do Liberalismo e do Neoliberalismo

O liberalismo pode ser entendido como uma doutrina política e econômica surgida na Europa, na Idade Moderna. Na política coloca o direito do indivíduo de seguir a própria determinação, dentro dos limites impostos pelas normas definidas, como fundamento das relações sociais. Por conseguinte, defende as liberdades individuais frente aopoder do Estado.
Seu desenvolvimento nos séculos XVIII e XIX está associado ao crescimento da classe média. Desafiando o Estado monarquista, aristocrático e religioso, os liberais lutam para implantar governos separados do clero e da monarquia, parlamentares e constitucionais. Mais tarde, liberais de alguns países, como do Reino Unido, aceitaram a intervenção estatal para superarinjustiças sociais ou mesmo formas de protecionismo econômico, enfrentando a oposição de não-liberais.

O liberalismo defendia:

Liberdade individual;
A independência entre os poderes executivo, legislativo e judiciário;
A livre iniciativa;
A concorrência como princípios básicos capazes de harmonizar os interesses individuais e coletivos, enfim, promover o progressosocial.
Após o triunfo da ideologia liberal, eis que ocorre a crise das regulações, neste sentido abriu-se caminho para o filosofo social John Maynard Keynes. Neste sentido o Keynesianismo vem com a ideia de que o Estado tem que garantir a sociedade condições básicas de bem estar social, sendo uma proposta que ia de contra a ideologia liberal. O Estado por sua vez não assegurou de forma integral asnecessidades da população, no que ocasionou uma nova crise, alguns teóricos acabaram por culpar o Estado por essa crise, neste sentido, as ideias liberais acabaram se engrandecendo e voltaram a dominar com suas ideologias. Nesse momento que surge a ideologia Neoliberal.

A difusão da ideologia neoliberal acontece com maior intensidade a partir da crise capitalista de 70.O discurso neoliberal surge atacando duramente o Estado de Bem Estar social que teria reduzido à capacidade de poupança e investimentos do setor privado, sendo, portanto responsável pelo fraco desenvolvimento da economia, acusa ainda o Estado de inflacionar a economia através de suas políticas sociais e desviando investimentos de setores produtivos para os improdutivos.

Podemos definiro neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do Estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio, livre mercado, este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. O Grande nome desta doutrina foi sem dúvida Friedrich August Von Hayek.

Comopercebemos a doutrina neoliberal acredita que o Estado não deva se envolver nas questões econômicas de um país, que o mercado seja assunto dos grandes empresários, que os serviços de bens estar social também não sejam de responsabilidade do Estado. Neste sentido observamos que o neoliberalismo surgiu com o intuito de tomar conta do mundo, de todos os aspectos que compõem um país.

No que tange osurgimento do neoliberalismo na América Latina, através do Consenso de Washington. Este remeteu vários programas de estabilização e reforma econômica aplicada nos países Latino-americanos. Como Gentili faz citação:

(...) O programa de ajuste e estabilização proposto no marco desse "consenso" incluiu dez tipos específicos de reforma que, como assinala Williamson, foram quase sempreimplementados com intensidade pelos governos latino-americanos a partir da década de oitenta: disciplina fiscal; redefinição as propriedades do gasto público; reforma tributaria; liberalização do setor financeiro; manutenção de taxas de câmbio competitivas; liberalização comercial; atração das aplicações de capital estrangeiro; privatização de empresas estatais; desregulação da economia; proteção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As politicas educacionais no Contexto Neoliberalismo
  • A importancia da didatica no cenario educacional
  • DESCENTRALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
  • O papel do Assistente Social no cenário Educacional
  • O neoliberalismo e as politicas educacionais públicas do brasil: de fhc à lula
  • A formação docente diante do complexo cenário educacional
  • POL TICA EDUCACIONAL DOS ANOS 90 BANCO MUNDIAL FMI NEOLIBERALISMO
  • Reflexões do aprender a ser pedagogo/pesquisador nos diferentes espaços e/ou cenários educacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!