Neoinstitucionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Baseado nos textos d Rocha e Immergut, bem como nas aulas expositivas, discorra sobre s pressupostos (princípios) básicos do neoinstitucionalismo. A fazer isso mostre quais abordagens o neoinstitucionalismo esta dialogando ou seja, quais as criticas que ele faz a quais abordagens? Quais são seus pressupostos? O que ele propõe?
2- Cite as criticas feitas pelos neoinstitucionalistas àconcepção de Estado dos marxistas e dos pluralistas contrapondo-as a visão desse modelo de analise de politicas públicas.

A partir da leitura do referente texto, extrai-se que o neoinstitucionalismoapresenta-se como uma variável importante análise das Políticas Públicas, tendo como base o caráter empírico com que os agentes sociais, estes sendo indivíduos, grupos e Estado, se relacionam,refutando, assim, as teorias marxistas/neomarxistas e pluralistas.
O neoinstitucionalismo, herdou a corrente analítica dos institucionalistas da década de 80, qual seja: ênfase centrada no Estado. Assim,recoloca o Estado como foco analítico privilegiado.
Pautando-se no conceito de state- centered, o Estado passa a explicar a natureza das políticas governamentais. A ação estatal tem autonomia frenteàs pressões sociais. O Estado apresenta-se como um ator autônomo.
Para os neoinstitucionalistas o conjunto de instituições é o que importa. As características das instituições governamentais, dossistemas partidários, das regras eleitorais e o legado deixado por politicas prévias afetam o grau de sucesso político. O conjunto de tudo isso pode ser intitulado de regras do jogo, pois determina oacesso dos atores, como por exemplo a capacidade de veto.
Um fator relevante inserido pelo neoinstitucionalismo é o papel das ideias (ideologia) na produção de políticas, que são influenciadasbasicamente por três princípios: a ação estatal tem autonomia com relação às pressões sociais; o principal fator que afeta uma política é a política anterior. políticas adotadas anteriormente reestruturam...
tracking img