Neog tico

1773 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL: GÓTICO REVIVAL DA BASÍLICA DE NOTRE DAME

NICOLAS FERNANDO PONCETTI R.A.: 88546
CAMILA PRADO DA SILVA R.A.: 91536
MARJORIE LOUISE GUIMARÃES R.A.: 91315

MARINGÁ
2014
INTRODUÇÃO
“De origem francesa, o Gótico, surge por volta de 1140 na província que já então se chamava “Francien”, na pequena região entre Conpiègne e Bourges, que tinha seu centro como Paris, a cidade do rei. Neste importante local (dado o seu potencial histórico), Suger - abade de St-Denis - tornou-se o principal precursor de uma nova configuração do espaço das igrejas. A par de outras inovações arquitetônicas, o abade e seu arquiteto conjugaram pela primeira vez, e de modo decisivo, elementos formais borgonheses (arco quebrado) e normandos (abóbada de nervuras). Desta maneira, Suger tornou-se, por assim dizer, o “criador do Gótico”.” (TOMAN, Rolf).
Elementos como o arco quebrado, abóbada de cruzaria e o arco botante, conhecidos como característicos da arquitetura Gótica, já eram existentes nas construções românicas, porém, não eram utilizados de forma conjunta. Características também como a verticalidade – existente também no período anterior, Românico -, paredes menos densas e os vitrais, que permitiam a entrada de luz, foram amplamente utilizadas nesse período. Decorações escultóricas, que seguiam inicialmente os traços Românicos, logo encontraram forma própria e, no séc. XIII, o Gótico conquistou personalidade própria na ornamentação e nas formas.
Recuperando a atmosfera Gótica, surge, na Inglaterra no séc. XVIII, o Neogótico ou Gótico Revivalista. Almejando o ambiente medieval de virtudes cristãs, consideradas superiores, e sentimentos

Relacionados

  • O Movimento Neog Tico
    713 palavras | 3 páginas
  • APOSTILA DE FARMACIA MODULO 3
    159201 palavras | 637 páginas