Neocortical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo a maneira tradicional de descrever, o sistema límbico forma um grupo de estruturas do cérebro, incluindo o hipotálamo, hipocampo, a amígdala e algumas outras regiões. Esse conjuntoencontra-se conectado ao giro cingulado anterior, que é a principal porta de acesso ao córtex frontal. Este sistema é o ponto de partida das emoções e o responsável pela conexão emocional com o córtex-frontal(com o cognitivo). Essas áreas encontram-se interligadas e, em parte, são controladas por outras regiões do cérebro e do organismo como um todo. As estruturas do sistema límbico estão associadas àsemoções, impulsos e instintos, entre eles o sexual. Circundando uma de suas regiões, mais especificamente, o hipotálamo, estão as demais estruturas subcorticais do sistema límbico: a área pré-ótica, osepto, a área para-olfativa, os núcleos anteriores do tálamo e porções dos gânglios da base.
Por outro lado, circundando as áreas subcorticais do sistema límbico, encontra-se o córtex límbico, compostode um anel de córtex cerebral iniciando-se (a) na área orbitofrontal, sobre a superfície ventral dos lobos frontais, estendendo-se (b) para o alto, na frente e acima do corpo caloso, para a facemedial do hemisfério cerebral, para o giro cingulado, e, finalmente, (c) para baixo, posteriormente ao corpo caloso, na superfície médio ventral do lobo temporal, formando o giro do hipocampo, a áreapiriforme e o úncus.
Deixando de lado esses nomes complicados, que não precisam ser memorizados, vamos ao que nos interessa aqui. Os estudos mostram que a ressecção do sistema límbico provoca umaindiferença afetiva do animal diante dos eventos que antes geravam emoções agradáveis ou desagradáveis, por isso impossibilitando uma vida adaptada ao meio ambiente. Assim, para que os mecanismos neuraispossam produzir adequadamente as emoções sentidas é necessário que os padrões neurais iniciais ou inatos, relacionados ao sistema límbico, se liguem, também, aos circuitos neuronais do tronco cerebral,...
tracking img