Neoclassicismo e romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Neoclassicismo e Romantismo: 1750-1850 Romantismo: 1750O Neoclassicismo pode ser definido como o ressurgimento da arte da Antiguidade mais coerente que os primeiros classicismos, enquanto que o Romantismo não se refere propriamente a um estilo específico, mas a um estado de espírito. A palavra vem dos romances e histórias de aventuras medievais, tão em voga no final do século 18 e assim chamadospor serem escritos em língua românica e não em latim. O propósito dos românticos era derrubar tudo o que afastava o homem da natureza original. Foi em nome dela que os românticos idolatravam a liberdade, o poder, o amor, a violência, os gregos a Idade Média e tudo aquilo que lhes inspirava entusiasmo. Para imprimir uma forma permanente recorrem a um passado ao qual se sentiam ligados porafinidade, favorecendo o redescobrimento e a utilização de formas estilísticas até então rejeitadas. Em arquitetura o Revivalismo consiste no uso de formas, figuras e soluções técnicas de uma determinada época do passado, admiradas por sua excelência, para solução de um problema presente. O primeiro Revivalismo desse momento histórico foi o Neoclassicismo, motivado pelo Iluminismo, pela Neoclassicismocultura acadêmica dos enciclopedistas e pela Arqueologia. Aspirava à substituição da linguagem barroca tardia, então desgastada e repudiada, juntamente com a aristocracia e o clero de direito divino, que estavam sendo derrotados pelas forças burguesas e pequeno-burguesas. Muito cedo, esse Neogótico. Revivalismo se encaminhou a seu oposto histórico: o Neogótico Este se apresentou em diversas versõescom fundamentos bastante distintos. Inicialmente, o Eclesiologismo de Augustus Welby Pugin, voltado para a criação de padrões, sobretudo para igrejas, inspirados no gótico francês.

O Eclesiologismo de Augustus Welby Pugin foi uma tendência de revalorização da vida religiosa que criou padrões arquitetônicos para novas igrejas inspirados no gótico francês.

1

Por fim, surgiu o RacionalismoEstrutural de Viollet-le-Duc, para quem eram as estruturas vetoriais góticas, e não as formas e figuras, o que interessava resgatar.

Igreja de Saint Remi, localizada em Reims, França. Construída no século 11. Viollet-leRestaurada no século 19 por Viollet-le-Duc de acordo com os princípios do chamado Restauro Estilístico. Para ele, restaurar é voltar à forma original, mesmo que ela nunca tenhaexistido.

2

Movimento O Movimento Palladiano na Grã-Bretanha GrãFoi na Inglaterra que nasceu a arquitetura romântica, com o ressurgimento palladiano, nos anos 1720, patrocinado por um rico amador, Lord Burlington. A residência Chiswick, adaptada da Villa Rotonda, é um edifício compacto, simples e geométrico. As superfícies são planas e contínuas, os ornatos pobres e o pórtico de temploprojetam-se bruscamente do bloco do edifício.

Residência Chiswick de autoria do arquiteto Lorde Burlington e com paisagismo do arquiteto William Kent. Burlington Lane, Inglaterra, 1725. obraInspirada na Villa Rotonda, obra-prima do arquiteto italiano Andrea Palladio que, ao ser Grã“redescoberto” no século 18, passou a ser copiado em toda a Grã-Bretanha, dando origem a um movimento denominadoPalladianismo.

3

O Racionalismo na França (1713Souflot (1713-1780) O movimento racionalista contra o Barroco e o Rococó surgiu mais tarde na França. O seu primeiro grande monumento foi a igreja de Santa Genoveva (1755-1792) de autoria de Jacques Germain Souflot, convertido em Panteão durante a Revolução de 1789. A cúpula deriva da catedral de São Paulo em Londres. As superfícies lisas e poucodecoradas são semelhantes à residência Chiswick, enquanto o enorme pórtico é inspirado nos templos romanos. No exterior, percebe-se o interesse de Souflot pela elegância da estrutura gótica, que racionaliza de modo combiná-la com as ordens clássicas.

Igreja (1755Igreja de Santa Genoveva (1755-1792) de autoria de Jacques Germain Souflot, convertido em Panteão durante a Revolução de 1789.

4...
tracking img