Neo liberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O neoliberalismo, como entendido atualmente é um produto do liberalismo econômico clássico. O termo foi criado em 1938 no encontro de Colloque Walter Lippmann pelo sociologista Alemão e economista Alexander Rüstow. O termo se refere a uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas. No entanto não há históricamente uma escola neoliberal.O neoliberalismo nasceu logo depois da II Guerra Mundial, nas regiões onde o capitalismo era bastante predominante, na Europa e da América do Norte. Ele foi uma reação teórica e política contra o Estado intervencionista e de bem-estar.

Em 1973, com a chegada da grande crise do modelo econômico do pós-guerra as ideias neoliberais passam a ganhar terreno. A estabilidade monetária era o alvoprincipal do governo e por isso seria necessário uma disciplina orçamentária, com a contenção dos gastos com bem-estar, e a restauração da taxa natural de desemprego para desestabilizar os sindicatos, já que os operários e seus sindicatos eram os principais culpados pela crise. Dessa forma previa-se uma dinâmica econômica mais saudável.
O neoliberalismo sempre defendeu a absoluta liberdade de mercadoe uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo. Sem embargo, autores da filosofia econômica e comentaristas de economia que se alinham com as postulações liberais rejeitam a alcunha "neoliberal", preferindo adotar o termo liberal. Nesse sentido, pode-se afirmar que a denominação neoliberalismo é mais umadenominação elaborada pelos críticos dos pressupostos do liberalismo que uma reivindicação terminológica por parte dos precursores de sua doutrina.
Em ataque a social-democracial, o neoliberalismo derrota o movimento sindical legitimando sua vitoria com bons resultados na economia, regulando uma nova postura sindical, sendo mais moderada e eficiente para a economia de mercado.

Um grande exemploque temos foi a crise economica mundial de setembro de 2008 que iniciou-se nos Estados Unidos, o maior colapso financeiro desde a crise de 1929, fato que é mostrado no filme “Trabalho Interno” de Charles Ferguson.
A crise econômica de 2008-2009 é um desdobramento da crise financeira internacional, precipitada pela falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundadoem 1850. Em efeito dominó, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como "crise dos subprimes".
A quebra do Lehman Brothers foi seguida, no espaço de poucos dias, pela falência técnica da maior empresa seguradora dos Estados Unidos da América, a American International Group (AIG). O governo norte-americano, que se recusara a oferecer garantias para que obanco inglês Barclays adquirisse o controle do cambaleante Lehman Brothers, alarmado com o efeito sistêmico que a falência dessa tradicional e poderosa instituição financeira - abandonada às "soluções de mercado" - provocou nos mercados financeiros mundiais, resolveu, em vinte e quatro horas, injetar oitenta e cinco bilhões de dólares de dinheiro público na AIG, para salvar suas operações. Mas, empoucas semanas, a crise norte-americana já atravessava o Atlântico.
Mas de fato a crise se inicia bem antes. Com a tentativa de melhorar as condições de competição do sistema financeiro americano, que é uma caracterisca essencial do neoliberalismo, o governo de Reagan inicia o processo de desregulação do setor, com a suspensão de diversas barreiras de seguarança que evitariam os riscos e asfraudes que permitiram a catastrofe economica que atingiu as grandes economias mundiais. Com os governos sucessores reafirmando cada vez mais o movimento, que era expressado politicamente, a “grande bolha” acaba estourando.
Suas consequencias tiveram seus efeitos em todo o mundo, e como era de se esperar, os meios usados para tentar conter a crise foram tambem originárias de ideáis neoliberais,...
tracking img