Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Comportamento do Consumidor de

Automóveis de Angra dos Reis

Por:

Luciene Gouveia Batista
Mestre em Gestão e estratégia em negócios pela UFRRJ. Bacharel em Administração pela UCB. Coordenadora e professora do curso de administração da UNIABEU Angra dos Reis.

Tatiana Norberto de Campos
Bacharel em Administração pela UNIABEU Angra dos Reis.

Wagner Marcelo de Almeida NevesBacharel em Administração pela UNIABEU Angra dos Reis.

Angra dos Reis, 09 novembro de 2005.

RESUMO

Este trabalho foi realizado partindo da necessidade da definição do perfil dos consumidores de automóveis de Angra dos Reis e seu comportamento apresentado. Buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidor juntamente com a pesquisa mercadológica, a fim de executar uma análise dosaspectos que são relevantes para o consumidor no momento da decisão de compra de um novo automóvel.

ABSTRACT

This work was carried through breaking of the necessity of the definition of the profile of the consumers of Angra dos Reis automobiles and its presented behavior. One searched to together conciliate the theory of the behavior of the consumer with the marketing research, in orderto execute an analysis of the aspects that are excellent for the consumer at the moment of the decision of purchase of a new automobile.

PALAVRAS-CHAVES: Automóveis, marca, consumidor.

KEY-WORDS: Automobiles, mark, consumer.

O Comportamento do Consumidor de Automóveis de Angra dos Reis

Introdução:

Neste artigo buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidorjuntamente com a pesquisa mercadológica, a fim de executar uma análise dos aspectos que são relevantes para o consumidor no momento da decisão de compra de um novo automóvel.
Foi escolhido como objeto de pesquisa a compra de um novo automóvel feita por um consumidor (pessoa física), visto que a compra desse bem é considerada uma decisão que envolve vários aspectos, tanto sociais e econômicos, comtambém, emoções e desejos, e é suficientemente importante para que os consumidores memorizem e recordem com facilidade do momento da compra passada e até criem expectativas para uma compra futura.
A pesquisa mercadológica executada retrata um instante da realidade do mercado consumidor de Angra dos Reis, visando subsidiar este trabalho acadêmico de dados para uma análise do consumidor, de forma aconhecer o perfil do mesmo e seu modo de agir ao comprar um novo veículo.

Metodologia:

Efetuou-se um estudo utilizando a teoria do comportamento do consumidor no que se refere ao processo decisório de compra e uma pesquisa de mercado para elaborar o perfil do consumidor angrense.
Na pesquisa mercadológica foram utilizados dados secundários do IBGE (Censo 2000) para efeito de cálculo dotamanho da amostra que a pesquisa considerará. Empregou-se a amostragem aleatória simples infinita para o cálculo do número de formulários necessários para atender as especificações de habitantes do município de Angra dos Reis. A pesquisa de campo tem margem de erro de 14% e usou um intervalo de confiança de 68%, conforme cálculo a seguir. Partindo do universo de 29.322 habitantes, 91 entrevistaspessoais foram realizadas.

Processo decisório do consumidor:

O processo decisório de compra de um consumidor é composto de cinco etapas:

1) Reconhecimento de Necessidades:
Segundo Kotler (1998; 180), um processo de compra começa no ponto que o consumidor reconhece um problema, ou uma necessidade. O mesmo nota a diferença entre o seu real estado de compara com a situação desejada. Estanecessidade pode ser despertada por estímulos internos ou externos.
Para Churchill (2003; 144), processo de compra é influenciado por fatores sociais, de marketing e situacionais. Identificar as circunstâncias que ativam uma necessidade específica do consumidor é dever dos profissionais de marketing.

2) Busca de informação:

Blackweel (2002; 114) afirma que o próximo passo após...
tracking img