Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
As gorduras e os óleos, empregados quase universalmente nos organismos vivos como forma de reserva, são denominados ácidos graxos. [1]
Ácidos graxos contêm número par de átomos de carbono em cadeias retas, geralmente saturada, mas que podem conter de uma a seis duplas ligações, quase sempre em ligações cis. A reatividade química dos ácidos graxos reflete a reatividade do grupocarboxílico, de outros grupos funcionais e o grau de instauração de cadeias do ácido graxo.
As ligações de éster são sensíveis à hidrolise ácida, que é reversível, ou alcalina, que é irreversível. A última etapa da hidrólise alcalina é irreversível, pois em presença de excesso de base, o ácido esta na forma de ânion totalmente dissociado, o qual não tem tendências a reagir com álcool. [2]
Nahidrólise ácida, o sistema é totalmente reversível, em todas as fases, atingindo um equilíbrio. Portanto, as bases fortes são usadas na saponificação para hidrolisar as ligações de éster dos lipídios simples ou complexos.
O termo óleo é conferido a um éster de glicerol que seja um líquido. Óleos e gorduras são chamados frequentemente de glicerídeos. A maioria dos glicerídeos naturais é derivada de doisou três ácidos carboxílicos diferentes. Óleos são glicerídeos relativamente saturados.
Os sabões mais comuns são de sais de sódio e de potássio. A extremidade carboxílica de um ânion do sabão, assim como o íon estearato, é altamente polar e por isso tende a se dissolver em água, sendo chamado de hidrofílica. A cadeia longa, hidrocarbônica, não polar, do íon é solúvel em óleos e é chamadahidrofóbica. Esta estrutura permite que os ânions de sabão dispensem pequenos glóbulos de óleo em água. A própria cadeia hidrocarbônica dos ânions de sabão penetra os glóbulos oleosos deixando as extremidades carboxílicas nas superfícies dos glóbulos. Isto evita que os glóbulos unem-se uns aos outros e deixe o óleo emulsionado. [3]

2. OBJETIVO
Realizar a hidrólise alcalina de triglicerídeos(saponificação), formando sabão. Observar o comportamento dos lipídios na presença de água e de uma base.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
 Parte 1
a) Foram medidos 60 mL de óleo aromatizado na aula anterior filtrado, transferindo-o para um béquer de 250 mL.
b) Foram medidos 40 mL de álcool.
c) Foram pesados 10 gramas de Hidróxidos de Sódio (Soda Cáustica).
d) Foram medidos 15 mL de água.
e) O óleo foiacrescentado ao álcool aos poucos em agitação constante, mantendo a agitação por 5 minutos.
f) O hidróxido de sódio foi dissolvido com a água.
g) A solução de hidróxido de sódio foi acrescentada à mistura de óleo e álcool, agitando constantemente até o aparecimento de espuma e formação de um filme na solução.
h) A mistura foi transferida para saboneteiras e o resfriamento foi aguardado.
Parte 2
a) Em uma estante 3 tubos de ensaio foram separados.
b) No primeiro foi adicionado um pouco de óleo.
c) No segundo foi adicionada uma pequena quantidade de óleo e água proporcionalmente.
d) No terceiro foi adicionada água e um pouco da mistura preparada anteriormente.
e) Os tubos foram agitados.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
• A primeira parte do experimento foi à reação desaponificação. Os glicerídeos sofrem hidrólise básica, comumente chamada saponificação, produzindo sabões (Figura 1).
A reação do óleo com o hidróxido de sódio reflete a reatividade do grupo carboxílico do óleo. As ligações de éster são sensíveis à hidrólise alcalina, que é irreversível, pois em presença de excesso de base, o ácido está na forma de ânion totalmente dissociado, o qual não tem tendência de reagircom alcoóis. Portanto, as bases fortes são usadas na saponificação para hidrolisar as ligações de éster dos lipídios simples ou complexos.

Figura 1. Sabão.
• A segunda parte consistiu na estabilização de uma emulsão.

Figura 2. Tubos de ensaio e a estabilização da emulsão.
No tubo de ensaio 1, contendo o óleo não ocorreu nenhuma reação, sendo somente observada a presença do óleo....
tracking img