Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Última modificação há 1 dia por Marcos Elias de Oliveira Júnior
Polo aquático

Polo aquático
O Pólo Aquático é um desporto colectivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipas devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.

Olympic pictogram Water polo.png
O jogo foi oficialmente inventado no fim doséculo XIX, embora existam desportos ancestrais ao pólo aquático praticados desde o início do século XVIII. Era conhecido como o rugby aquático e junto ao futebol, foram os primeiros desportos colectivos oficiais das Olimpíadas dos tempos modernos (SILVA, 2007).

As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com excepção doguarda-redes, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no pólo aquático as equipes devem executar as suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil (o tempo pára sempre que a bola sai dos limites da piscina, um técnico ou capitão pede tempo, ocorre alguma falta, ou um dosárbitros assinala alguma coisa com o apito).

Entre as melhores equipes mundiais estão a Hungria, Sérvia, Montenegro, Espanha, Rússia, Itália, Croácia, entre outras. No lado feminino, temos também grande destaque para os Estados Unidos

Índice
História do Pólo Aquático
A Piscina
Dimensões
Balizas
Marcações
Os Equipamentos
Toucas
Bolas
As Equipes
Regras Básicas
Federações e ConfederaçõesCampeonatos
Potências do pólo aquático
Masters
Ver também
Referências
História do Pólo AquáticoEditar

O pólo aquático é um desporto colectivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este desporto foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o desporto era praticado desde o século XVIII, principalmente naInglaterra e na Escócia. Recebeu o nome de pólo, já que os primeiros jogadores actuavam montados em barris que pareciam cavalos e acertavam a bola com uma marreta. A disciplina apareceu nos Jogos olímpicos de Paris de 1900, somente na vertente masculina, sendo realizada a inclusão das mulheres apenas em 2000 [1] .

A PiscinaEditar

Dimensões
Para uma partida oficial de pólo aquático, as balizasdevem ser postas frente a frente com distâncias entre si de no mínimo 20m e no máximo 30m. A largura do campo deve ser de no mínimo 10m e no máximo 20m. O limite de campo de jogo, nas extremidades, é marcado 30cm atrás da linha de golo. No canto mais próximo do banco de reservas atrás da linha de golo, há um rectângulo de cor vermelha que delimita a área de reentrada dos jogadores. É por ela que assubstituições serão feitas.

Balizas
As balizas serão feitas de postes rectangulares com frente de 7,5cm de largura. As faces internas do poste deverão se distanciar em 3m (serão 3m de largura para a bola passar, fora a largura das traves em si). A face interna do poste transversal (travessão) deverá estar a 90cm da superfície da água.

Marcações
Na lateral do campo são feitas as marcaçõesque delimitam áreas especiais do jogo:

Marcação Vermelha: colocada a 2m da linha do golo. Dentro desse espaço os jogadores não podem receber passes ou permanecer dentro da área por muito tempo. Os cantos são cobrados da linha dos 2m.
Marcação Amarela: colocada a 5m da linha do golo. Dentro desse espaço, as faltas (simples ou graves) não podem ser cobradas directamente à baliza. Os guarda-redes,que normalmente podem pegar a bola com as duas mãos e tocar com os pés no chão, perdem tais privilégios quando ultrapassam a linha de 5m ou quando defendem. Os remates de penalti são cobrados da linha de 5m. O técnico da equipe que tiver posse da bola pode ir até a linha de 5m na borda para dar informações. Ao perder a posse ele deve voltar para antes da linha de golo.
Marcações Brancas: uma...
tracking img