Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

• • • • • • • • • • • •

Introdução – pág. 3 Identificação dos clientes da empresa – pág. 4 Processo encomenda – entrega – pág. 5 - 6 Política de serviço a cliente – pág. 7 Cadeia de abastecimento – pág. 8-9 Localização face aos clientes e fornecedores pág. 10 Armazém – pág. 11-12 Metodologia de picking – pág. 13 Metodologia de transporte – pág. 14 Sistema de comunicação – pág. 15Conclusão – pág. 16-17 Bibliografia – pág. 18

2

Introdução

O nosso trabalho consiste no estudo de todo o processo logístico da Central de Cervejas, tendo especial atenção a cerveja sagres. Escolhemos esta empresa porque para além de ser interessante por se tratar de uma empresa portuguesa com produção local, é também uma empresa de grande dimensão e com muita informação, o que nos ajudaráa perceber melhor a disciplina de Gestão Logística e nos desafiará a propor melhoras no sistema Logístico de uma das maiores empresas de distribuição do país. Devido á enorme dimensão do sistema logístico e da vasta gama de produtos e marcas abrangentes, vamos nos concentrar na marca de cervejas Sagres e os seus respectivos produtos. Começaremos por identificar os clientes da Central de Cervejas epor dar uma ideia geral do processo completo desde a encomenda da matéria-prima até á entrega do produto final aos clientes, sendo que ao longo do trabalho estudaremos com profundidade o processo de compra a fornecedores, a produção, o armazenamento, e a metodologia de transporte (distribuição do produto final) visto serem os passos do processo “encomenda - entrega” que decorrem na própriacentral de cervejas. Falaremos ainda da política de serviço a cliente, da posição da empresa na cadeia de abastecimento, da metodologia de “picking” e do sistema de comunicação utilizados pela Central de cervejas O objectivo final será fazer uma breve avaliação ao processo logístico utilizado pela empresa, criticando-o, explicando o porquê da escolha desta opção e tentar dar alternativas viáveis quesejam mais eficientes.

3

Identificação de Clientes
A grande preocupação e prioridade da Central de Cervejas é a venda dos produtos aos distribuidores. Serão estes que depois farão chegar o produto aos pontos de venda onde os nossos consumidores os poderão adquirir. Assim, os clientes propriamente ditos são aqueles que compram aos distribuidores e contamos com dois grandes grupos de clientes.Os chamados clientes do canal Horeca (Hotéis, restaurantes e cafés) e os da distribuição moderna (Hipermercados, supermercados e mercearias). A nível nacional, temos ainda um cliente especial que é a Portugália, uma vasta cadeia de restaurantes, onde se verifica um imenso consumo de cerveja da marca Sagres que não é vítima da sazonalidade, ou seja, não sofre alterações no volume de vendas ao longodo ano. Para além destes temos ainda a exportação da cerveja Sagres para diversos países europeus como a Escócia ou a Inglaterra, Africanos no caso de Angola, e asiáticos como a Namíbia.

4

Processo “encomenda – entrega”

Renovação

Distribuição

Cliente

Planeamento

Armazenamento

Consumidor

Compra

Produção

Como podemos verificar pelo gráfico o processo “encomenda -entrega” é relativamente simples. Tudo começa pela renovação de stocks da matéria-prima. As garrafas, e barris do canal Horeca são retornáveis (voltam para a central de cervejas para serem reutilizadas), o que diminui os custos de produção e é ecológico para o ambiente. Após esta renovação faz-se um planeamento de vendas, que é baseado em dados históricos e que consiste numa previsão da quantidadede cerveja da marca Sagres que vai ser vendida. Para completar a quantidade de matéria-prima necessária faz-se a compra da mesma que dificilmente se renova ou não é suficiente (rótulos, caricas, latas e até garrafas). O terceiro passo é a produção das cervejas e o enchimento, ou seja a colocação em garrafas, latas e barris.

5

Após a produção segue-se o armazenamento. Os produtos são...
tracking img