Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Verificando o que aprendeu
1) O governador de minas gerais articulou uma aliança com politicos gaúchos para enfrentar os paulistas, colocando fim à politica do café com leite. Em 1929, mineiros,gauchos e paraibanos formaram a aliança liberal.
2) Com Júlio Prestes eleito, houve acusações de fraudes de ambos os lados. Ocorreu o assassinato de João Pessoa. E também a revolução armada para tirarJúlio Prestes, do Poder.
3) Os grupos que haviam apoiado Vargas em 1930 tinham interesses diferentes. O partido democratico paulista se sentiram traídos. O codigo eleitoral foi criado por vargas .Surgiu o movimento mmdc que foi criado com as iniciais dos nomes dos 4 estudantes mortos. Revolução constitucionalista de 1932.
4) A morte de 4 estudantes em um enfrentamento com polícia Getulista.
5)O voto tornou-se obrigatório e secreto. As mulheres conquistaram o direito de votar em eleições nacionais.
6) Pois além de ter revogado um decreto de 1931 que exigia , apenas 1 sindicato para cadacategoria , ainda impediu que o ministério do trabalho continuasse à manipular e controlar os trabalhadores.
7) Semelhanças: Ambos criticavam os principios liberais e o imperialismo. Diferenças: Aibera facista com lema “Deus,Patria e Familia” atraiam novos militantes, com valores cristões e tradicionais. Anl reuniu varios grupos politicos que eram comunistas soviéticos.
8) A radicalizaçãoideológica e a suspensão das garantias constitucionais ameaçavam o andamento das campanhas e do pleito. Vargas discursou várias vezes entre 1936 e 1937 insinuando que a situação politica do pais não eraprópria para eleições.
9) Um exemplo é o do poder Executivo passar por cima do Legislativo, Vargas mesmo aprovava as leis sem a intervenção do poder legislativo. E outro exemplo é que Vargas queescolhia os governadores que seriam empossados. Se ele não gostasse da pessoa, simplismente escolhia outro. Em ambos os casos é possível ver o abuso de poder, ele queria governar e fazer tudo sozinho...
tracking img