Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro

CONCURSO PÚBLICO - 2002

AUXILIAR POLICIAL DE NECROPSIA
INSTRUÇÕES:
As páginas deste caderno de questões estão numeradas seqüencialmente e contêm 60 questões. ATENÇÃO ! 1 - Verifique se a paginação deste caderno está correta. 2 - Verifique no cartão de respostas se seu nome, número de inscrição e data de nascimento estão corretos. 3 - Observe asrecomendações impressas no cartão de respostas. 4 - Leia atentamente cada questão e assinale no cartão de respostas a opção que a responde corretamente. 5 - Você dispõe de 4 (quatro) horas para fazer a prova, inclusive a marcação do cartão de respostas. Façaa com tranqüilidade, mas controle o seu tempo. 6 - Após o término da prova, entregue ao fiscal o cartão de respostas devidamente assinado noverso. 7 - Somente lhe será permitido retirar-se da sala após decorrida uma hora de prova. (Item 5.7”a” do Edital) 8 - Somente lhe será permitido levar seu caderno de questões caso permaneça em sala até decorridas três horas de prova. (Item 5.7”c” do Edital) 9 - Os três últimos candidatos da sala a terminarem a prova somente sairão juntos.(Item 5.7”b” do Edital) 10 - Caso necessite algumesclarecimento solicite a presença do chefe de local.

CALENDÁRIO
Divulgação do Gabarito: 25/06/2002 no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e na internet em http://www.nce.ufrj.br/concursos Recursos: 26 e 27/06/2002, das 10 às 16 h no NCE/UFRJ, Bloco C do CCMN - Cidade Universitária - Ilha do Fundão.

O recurso deve ser apresentado em papel formato A4, digitado ou datilografado, utilizandofolhas separadas para cada questão e constando, em cada folha, o nome e número de inscrição do candidato.

FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA POLÍCIA CIVIL

www.pciconcursos.com.br

Concurso Público Auxiliar Policial de Necropsia - 2002

2
www.pciconcursos.com.br

Concurso Público Auxiliar Policial de Necropsia - 2002

Noções básicas de biologia e anatomiahumanas
1- As células possuem em seu interior estruturas que realizam diversas funções fundamentais para a vida, mas para isso elas necessitam de energia. O processo de produção de energia nas células é conhecido como respiração celular e ocorre na organela denominada: a) ribossomo; b) mitocôndria; c) retículo endoplasmático; d) complexo de Golgi; e) lisossomo.

3 - Ao comparar mitose com meiose,pode-se concluir que: a) a meiose está associada à reprodução de pluricelulares, e a mitose, ao seu crescimento; b) a meiose divide à metade o número de cromossomas de uma célula, e a mitose o duplica; c) a meiose está associada à reprodução de unicelulares, e a mitose, ao seu crescimento; d) a mitose garante o número cromossomial da espécie, e a meiose, o número cromossomial do indivíduo; e) amitose só acontece em células reprodutoras, e a meiose só em células haplóides. 4 - Os tecidos são conjuntos de células semelhantes na forma e que desempenham o mesmo tipo de função. Sobre os tecidos, analise as afirmativas abaixo: I - O tecido muscular liso é formado por células alongadas e afinadas nas pontas, tem contração voluntária e forma os músculos presos aos ossos. II - O tecido epitelialde revestimento é constituído por células firmemente unidas umas às outras e desempenha a função de revestir e proteger as superfícies externas do corpo e as cavidades internas dos órgãos. III - O tecido ósseo apresenta substância intercelular calcificada. No entanto, suas células se mantêm vivas pois recebem nutrientes e oxigênio através de vasos sangüíneos localizados em uma rede de canais quepassam por dentro do osso. A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente: a) I; b) III; c) I e II; d) II e III; e) I, II e III. 5 - O tecido encontrado nos tendões e nos ligamentos que unem ossos entre si caracteriza-se por apresentar material intercelular com:

2 - No esquema abaixo, as organelas presentes no citoplasma apresentam-se numeradas.

Os processos de armazenamento e secreção de...
tracking img