Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Formação de gametas e fertilização

Nesta aula conheceremos como ocorre a formação dos gametas femininos e masculinos (óvulo e espermatozóide, respectivamente). Com o processo defertilização, a união destas células especializadas formará o zigoto, que irá conter a informação genética proveniente do pai e da mãe. A gametogênese é uma fase de preparação da célula para a fertilização, na qualhaverá redução do número de cromossomos, através da meiose (produção de células germinativas haplóides). Nos homens este processo é denominado espermatogênese, e nas mulheres, ovogênese.
Aespermatogênese envolve uma série de eventos que se inicia na puberdade e continua até a velhice. As espermatogônias, no início da puberdade passam por várias divisões mitóticas, aumentando seu número.Logo após, crescem e se transformam em espermatócitos primários (2n-diplóide), que são as células que passarão pela 1ª divisão meiótica, resultando em dois espermatócitos secundários (n-haplóide) Napróxima fase estas células sofrem uma 2ª divisão meiótica, que irá gerar 4 espermátides (n). As espermátides passarão por um processo de diferenciação chamado espermiogênese. Todo este ciclo leva, emmédia, 64 dias para se completar.
Parte do processo da ovogênese inicia-se antes do nascimento, e será completado na puberdade. Fase pré-natal: proliferação das ovogônias através de mitose, e suamaturação em ovócitos primários. Os ovócitos primários (2n), envolvidos por uma camada de células epiteliais achatadas (folículo primordial) entram na primeira divisão meiótica antes do nascimento, masela só será completada depois da puberdade. Fase pós-natal: na puberdade, com a maturação do folículo, o ovócito primário completa sua 1ª divisão meiótica, formando um ovócito secundário (n) e umcorpo polar (célula não funcional). Na ovulação, o ovócito secundário inicia sua 2ª divisão meiótica, que somente será completada se houver a penetração de um espermatozóide, tornando-se um óvulo...
tracking img