Nematodes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filo Nematoda

Os nematódeos estão entre os metazoários mais difundidos e abundantes, podendo viver em ambientes úmidos ou terrestres, de vida livre ou parasitas, sendo um dos mais importantestáxons destes. Possuem uma grande capacidade adaptativa, por isso podem ser encontrados em todas as latitudes. Seu tamanho pode variar de 1mm à 17m. São animais bilaterais de corpo alongado e afilado emambas as extremidades, com um pseudoceloma.
• Novidades Evolutivas
São os primeiros animais a apresentarem sistema digestivo, primitivo, e um sistema secretor-excretor responsável pelaosmorregulação. Possuem fasmídios (posteriores) e anfídios (anteriores), órgãos sensoriais encontrados unicamente em nematodas. Também são os primeiros a possuírem um pseudoceloma.
• Estrutura
Sãoalongados e cilíndricos em ambas as extremidades. Possuem um corpo assegmentado com simetria bilateral. Sua boca é encontrada na extremidade terminal, oposta a glândula caudal, a qual auxilia nalocomoção de nematódeos marinhos. Possui tecidos celulares (sincicias).
• Parede Corporal
Cutícula: É a camada externa, impermeável, que ajuda contra a dessecação. Assim como o exoesqueleto, ocorremquatro mudas durante o crescimento do nematódeo. É dividido em 3 partes:córtex; camada mediana; e a camada basal.
Epiderme: Pode ser sincicial ou celular.
Camadas Musculares: Tem fibraslongitudinais, e músculos presos na cutícula.
Cavidade Corpórea: É uma hemocele, que quando presente ocupa espaço entre a musculatura da parede do corpo, intestino, e certos órgãos reprodutivos. Éconstituída por um fluido que funciona como um esqueleto hidrostático. São indivíduos triblásticos e pseudocelomados.
• Locomoção
Em sua maioria realizam ondulações com os seus músculoslongitudinais dorsais e ventrais, com os movimentos para frente, para trás e impulsos. O tamanho ideal para o poro que permite as ondulações coleantes (ondulatória dorsoventral) é de aproximadamente 1,5...
tracking img