Nelson mandela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Amanda Paiva Alves
Evalyn Mendes da Silva
Gabriel Siqueira maia
Michele Santos de Oliveira
Tainar Araujo dos Santos






NELSON MANDELA




E.E Manuela Lacerda Vergueiro
São Paulo (SP)
Outubro/2012
Amanda Paiva Alves
Evalyn Mendes da Silva
Gabriel Siqueira maia
Michele Santos de Oliveira
Tainar Araujo dos Santos





NELSON MANDELATrabalho apresentado,
para avaliação bimestral
da disciplina de matemática,
ministrada pelo professor
Francisco, do 1°ano, turma C
























‘’ O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.’’Aristoteles[->0]

SUMARIO



Indrução....................................................................................................05
Nelson Mandela........................................................................................06 a 08
Personalidade do século xx.......................................................................08 a 09
O que Nelson Mandelaacrescentou na vida dos estudantes....................09 a
A importância de Nelson Mandela para as próximas gerações................











INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre a vida e obra do Nelson Mandela, todos seus feitos e trabalhos. Ele se envolveu na política logo cedo, pois lutava pelo direito dos negros








NELSON MANDELA


Nelson RolihlahlaMandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.

De etnia Xhosa, Mandela nasceu no pequeno vilarejo de Qunu, distrito de Umtata, na região do Transkei. Aossete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson". Seu pai morreu logo depois, e Nelson seguiu para uma escola próxima ao palácio do Regente. Seguindo as tradições Xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental.

Em 1934, Mandela mudou-se para FortBeaufort, cidade com escolas que recebiam a maior parte da realeza Thembu, e ali tomou interesse no boxe e nas corridas. Após se matricular, ele começou o curso para se tornar bacharel em direito na Universidade de Fort Hare, onde conheceu Oliver Tambo e iniciou uma longa amizade.

Ao final do primeiro ano, Mandela se envolveu com o movimento estudantil, num boicote contra as políticasuniversitárias, sendo expulso da universidade. Dali foi para Johanesburgo, onde terminou sua graduação na Universidade da África do Sul (UNISA) por correspondência. Continuou seus estudos de direito na Universidade de Witwatersrand.

Como jovem estudante do direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população), mestiços e indianos (uma expressiva colôniade imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA.


Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos afrikaners (Partido Nacional), que apoiavam a política de segregação racial, Mandela tornou-se mais ativo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo(1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid.

Comprometido de início apenas com atos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville, em março de 1960, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo 180.

Em 1961, ele se tornou...
tracking img