Nelson Mandela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase trêsdécadas na cadeia. Nasceu em 18 de julho de 1918. Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. 
De etnia Xhosa, Mandela nasceu num pequeno vilarejo naregião do Transkei (foi um bantustão criado pelo governo sul-africano antes das eleições democráticas de 1994, durante o regime do apartheid para ali agrupar um grupo de sul-africanos falantesde “isiXhosa” que é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul) era um dos treze filhos de Nkosi Mphakanyiswa Gadla Mandela com Nosekeni Fanny, a terceira esposa de seu pai. Na sua casa moravam também muitosoutros meninos, e dependentes da família. Seus pais eram analfabetos. Aos sete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson". Seupai morreu logo depois e Nelson seguiu para uma escola próxima ao palácio do Regente. Seguindo as tradições Xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, ondeestudou cultura ocidental.
Mandela teve oportunidade de ter uma ampla formação educacional influenciada pelos valores de sua própria cultura e da cultura européia. Com isso, o futuro ativistapolítico conseguiu discernir como o pensamento colonial se ocupava em dizer aos africanos que eles deveriam se inspirar nos “ditames superiores” da cultura do Velho Mundo. Após passar pelas melhoresinstituições de ensino da época, o bem educado rapaz chegou à Universidade de Fort Hare iniciando o curso para se tornar bacharel em direito, onde conheceu Oliver Tambo e iniciou uma longa amizade.
Foi, ainda,ali que travou contato com a cultura clássica ocidental; chegou a interpretar John Wilkes Booth, assassino de Abraham Lincoln, numa peça lá encenada. Certa vez descobriu que um de seus amigos...
tracking img