Nelmamota

903 palavras 4 páginas
1) Perto do fim, o filme retrata uma discussão entre o cardeal enviado por Roma e monges franciscanos. Qual a temática básica da controvérsia? Faça comentários a respeito, manifestando e justificando teu ponto de vista.
Para explicar essa contestação dos franciscanos é preciso contar mesmo que de forma superficial a origem da ordem:Havia um jovem chamado Francisco. Ele vinha de uma família muito tradicional e rica da cidade de Assis. Apesar de sua riqueza, sempre foi bastante humilde, caridoso e temente a Deus. Sempre deu tudo que tinha para os pobres, inclusive chegando a dar sua única peça que aquecia seu corpo do frio para um pobre mendigo que estava na rua. Diante dessas atitudes, ele foi ganhando admiradores que junto a ele, criaram a ordem Franciscana.
A temática que é abordada nesse debate é a contestação dos franciscanos sobre a riqueza do clero. Onde um dos frades questiona dizendo se Cristo possuía ou não a roupa que usava, que tem como resposta do representante do papa a seguinte frase: A questão não era se Cristo era pobre, mas se a Igreja deveria ser pobre. Seguindo a concepção de São Francisco, os franciscanos queriam que o clero se livrasse dessa riqueza ajudando mais os pobres, pois não fazia sentido a igreja continuar desfrutando dos seus bens, enquanto a maioria dos fiéis amargava na pobreza.Na minha concepção, acredito que a igreja passou na idade media, seu período mais escuro da história. Lógico que o Cardeal jamais abriria a mão do conforto em que vivia para dar aos pobres. Nunca.
Em nenhum momento que li a Bíblia, vi algo que condenasse a riqueza, mas sim o modo como ela era usada. Não era contra a riqueza da igreja, mas queria que essa riqueza fosse compartilhada com seus seguidores, pois era visível sua escassez perante os pobres.

2) Em tua opinião, por que o filme é chamado de “O Nome da Rosa”. Justifique teu ponto de vista.
Depois de assistir o filme várias vezes, confesso que essa pergunta exigiu de meupensamento uma atenção

Relacionados