Negros e indios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão no país. A partir daquela data, negro algum poderia ser escravizado pelo senhor branco.
O Brasiltem a maior população negra fora da África e a segunda maior do planeta.
Os negros representam, atualmente, 49,5% da população brasileira.
Eles trouxeram para o Brasil seus hábitos, suas crenças, suasformas de expressão religiosa e artística, além de terem conhecimentos próprios sobre técnicas de plantio e de produção. 
Entretanto, a violência e a rigidez do regime de escravidão não permitiamque os negros tivessem acesso à educação, oprimido e explorado, o negro encontrava nas suas raízes africanas a força para resistir à dominação dos senhores nas suas fazendas. E muitos aspectos de suacultura permaneceram vivos, como, por exemplo, a religião.
Negros ainda enfrentam uma barreira para ter acesso ao mercado de trabalho. E quando conseguem, os salários são bem menores, principalmentepara as mulheres.
Muitos avanços estão sendo implantados a favor da população negra no Brasil.
Facilidade para entrar em universidades publicas.

Depois de mais de 500 anos de história, ainda édifícil expressar em números a identidade indígena no Brasil. Dados oficiais indicam que 460 mil índios vivem hoje em todas as regiões do país, segundo informações da Funai, Fundação Nacional do Índio.
Osíndios brasileiros se diferenciam também segundo o nível de contato com o homem “civilizado”, desses são identificados os que vivem isolados (praticamente não há contato com brancos), os integrados(falam português e trabalham em cidades), existem ainda aqueles que mantém um contato ocasional e outros permanentes.
Constituição de 1988 mudou essa ideia no papel, mas, apenas no século XXI e depoisde muita luta, os índios conquistaram espaço na política e o direito de se candidatarem a cargos públicos, 

As políticas indigenistas estavam , então, voltadas ao estímulo ao trabalho e ao...
tracking img