Negros da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Do Livro Negros Da Terra De Jhon Monteiro.
RESENHA CRÍTICA

ZELMA ALZARETH ALMEIDA.

Monteiro, John Manuel. Negros da Terra. Índios e Bandeirantes nas origensde São Paulo, no séc.XVI. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. PP.17-56.

O Texto em análise tem por objetivo mostrar as relações luso-indígenas no Brasil Meridional do séc.XVI na cidade de SãoPaulo. Estando interligada a escravidão no Brasil tanto indígena quanto africana, nesta fase inicial das relações luso-indígenas. Em contra partida, John Monteiro faz uma análise dos constantes conflitosdos Portugueses e indígenas e as mudanças nos costumes e padrões de vida dos nativos a partir do contato com os europeus.

O Texto em questão apresenta vários subtítulos, é dividido porespaçamentos e parágrafos, e não possui notas de rodapé. Em sua linha de pensamento marxista destaca o indígena como sujeito histórico e sua importância na economia colonial. É um livro com requinte Acadêmico,porém de fácil leitura onde o autor destaca em suas 39 páginas a história dos índios, e o seu papel na colonização do Brasil.

Em Negros da Terra, de John Monteiro o livro se propõe a resgatar o papelcentral que os indígenas desempenharam na história de São Paulo durante os séc. XVI e XVII, tempo em que a região era a periferia da América Portuguesa, John Monteiro, desmistifica a idéia de que obandeirismo Paulista tenha contribuído para o alargamento territorial e povoamento do interior pelo Brasileiro. Pelo contrário, ao invés de contribuírem diretamente para a ocupação do interior pelocolonizador, as incursões Paulistas concorreram para a devastação de inúmeros povos nativos. Monteiro nos mostra que a verdadeira mola precursora do sertão eram os indígenas, objeto de cobiça dos colonose jesuítas que além da obsessão de catequizá-los, também não abriam mão da utilização dos nativos para o trabalho nas aldeias, e por tudo isso, os nativos eram frutos de sérios desentendimentos...
tracking img