Negro na sociedade Brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
No começo todos negros que viviam no Brasil eram escravos e vindos da África. Eles tiveram filhos que também foram escravos, porque era parte da cultura deles a escravidão quando alguém tinhadivida, tendo menos resistência, e com isso agricultores os compravam para trabalhar nas lavouras, no inicio nos engenhos de cana de açúcar, depois em outros cultivos, como o café por exemplo.Para os agricultores era muito vantajoso, por ser uma mão de obra barata, e eles somente gastavam com alimento, e caso fossem desobedientes, seriam castigados severamente, às vezes ate deformas desumanas.

Alguns negros resistiam, e fugiam das fazendas dos seus donos, e formavam os quilombos, que eram comunidades grandes de negros, escondidos no meio da mata fechada. Os primeirosnegros a serem livres por direito no Brasil, foram libertos pela compra de cartas de alforria, documento que declarava o escravo livre. Mas não adiantava muito, porque o “ex-escravo” ficavacontra o governo, sem dinheiro, sem estudo e sem oportunidade, forçando eles a aceitarem trabalhos péssimos. E essa situação não mudou nem com as primeiras leis contra a escravidão.

Mesmodepois da abolição da escravidão, os negros ainda sofrem pela não inserção na sociedade brasileira atual, os indicadores sociais do país não cansam de mostrar que negros e pardos ganham menos,sofrem mais com a violência, são a maioria da população carcerária, recebem menores salários e têm maior dificuldade para conseguir emprego. Muitos negros permanecem marginalizados, sofrem com oracismo e a discriminação e não encontram condições igualitárias de educação e desenvolvimento profissional. Ainda, um trabalhador branco ganha até 75% mais do que um negro.
Atualmente, apopulação negra no Brasil ainda está em desvantagem em relação aos brancos em todos os itens, como violência, renda, educação, saúde, emprego, habitação e Índice de Desenvolvimento Humano.
tracking img