Negrinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
     No dia 18 de abril de 1882, nascia em Taubaté, no estado de São Paulo, um garoto que se tornaria o mais importante escritor de literatura infantil do país. Naquele tempo não existiatelevisão. Não existia nem cinema, nem automóvel. Naquele ano estavam surgindo o ferro e o ventilador elétrico. Era uma época em que as crianças eram crianças e agiam como tal.
     José Renato MonteiroLobato, filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusto Lobato, como as demais crianças da época, inventava brinquedos com sabugos de milho, chuchus, mamão verde, panos e materiais desse tipo.Juca – como era chamado – brincava com suas irmãs mais novas, Ester e Judite. Adorava os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé. Mais tarde, em 1893, mudaria seu nome para José BentoMonteiro Lobato, por desejar usar uma bengala do pai gravada com as iniciais J.B.M.L.
     Alfabetizado pela mãe, teve depois um professor particular e somente aos sete anos, em 1889, ingressou no ColégioKennedy. Leu tudo o que havia para crianças em língua portuguesa. Em 1895 vai para São Paulo e presta exames no Curso Anexo, com intenção de se preparar para a Faculdade de Direito, mas retorna aTaubaté por ter sido reprovado em português. Em dezembro do ano seguinte presta novos exames em São Paulo.
     Em 1898, aos dezesseis anos, perde seu pai e, no ano seguinte, sua mãe. Seu avô materno, oVisconde de Tremembé assume a tutela das três crianças. Ainda no colégio, funda vários jornais e escreve sob pseudônimo. Aos 18 anos pretende entrar para a Escola de Belas-Artes mas, por imposição doavô, entra para a Faculdade de Direito.
     Forma-se em 1904 e em maio de 1907 é nomeado promotor em Areias. No ano seguinte casa-se com Maria Pureza da Natividade, a Purezinha, com quem teve osfilhos Edgar, Guilherme, Marta e Rute.
     Passa a residir no interior, em cidades pequenas, sempre escrevendo e mandando caricaturas e desenhos para jornais e revistas. Em 1911, com a morte do avô,...
tracking img