negretude

7662 palavras 31 páginas
Capítulo III - Metodologia
Neste capítulo, se abordou a natureza da investigação, se caracterizou a amostra em estudo e metodologia utilizada na investigação, se justificou os instrumentos utilizados.

3.1. Natureza da investigação
A Como o propósito da investigação está centrada numa fábrica cervejeira, a metodologia foi de natureza utilizada foi a qualitativa. Fe, por um lado, fezz-se uma revisão bibliográfica com vistas à busca de conceitos e ao estabelecimento de um referencial teórico que sustentasse a análise do caso em estudo.
Optou-se por se realizar Paralelamente fez-se uma ium nvestigação empírica a partir do método de estudo de caso, onde foram abordados os itens definidos como práticas ambientais e sociais.

3.2- Procedimento da investigação
Com o objectivo de se identificar a população da cervejeira Rosemaessa fábrica, efectuou-se visitas à fábrica. Dado o reduzido tamanho Porda ser uma população, pequena com cerca de 150 funcionários, a amostra foi estimada em 15 pessoas, onde todas foram inquieridas. Para preparar as perguntas do questionário e o roteiro básico da visita, fez-se um levantamento sobre a responsabilidade social e ambiental, gestão ambiental e políticas públicas.
O questionário foi testado previamente por dois responsáveis, e o resultado revelou com alguns ajustes, a adequação do instrumento aos objectivos da pesquisa. Após a validação do instrumento, foram aplicados 15 questionários aos trabalhadores de diferentes sectores escolhidos aleatoriamente e uma entrevista aos responsáveis da fábrica, nomeadamente director geral, director da manutenção e o director da produção e controlo de qualidade.

Esta pesquisa pode ser caracterizada, de acordo com o exposto por Vergara (2004), como sendo descritiva e quantitativa, pois procura-se procura-se expor as características do desempenho sócio – ambiental de uma organização com apoio de questionários e entrevistas.
Yin (1994), recomenda esta abordagem para investigações nestes

Relacionados

  • Movimentos da Filosofia Africana: Pan-africanismo, Negretude e OUA
    4014 palavras | 17 páginas
  • macete
    4833 palavras | 20 páginas
  • Filosofia politica em africa
    5181 palavras | 21 páginas