Negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VERBOS

Verbo, palavra que, em uma oração, é o núcleo do predicado. Nas línguas românicas, indica estado, ação ou processo e revela a expressão de tempo, pessoa, modo, número e voz. Em outras línguas indo-européias, acrescenta a expressão de aspecto, ou seja o ponto de vista do qual o locutor considera a ação do verbo que pode ser narrada como concluída ou não concluída. Isto é, o locutor podeverbalizá-la na sua duração ou repetição.
No português, os verbos são classificados em três grupos, segundo suas terminações: ar, er, ir. O verbo pôr segue as regras daqueles terminados em er. De acordo com as terminações, usam-se desinências para expressar o tempo, modo, número e pessoa. Os verbos possuem três pessoas: a que fala (eu, plural nós); a que escuta (tu, plural vós) e aquela de quemse fala (ele ou ela, plural eles ou elas).
Quando é usado você(s) ou as fórmulas de tratamento cerimonioso senhor(es), senhora(s), o verbo é conjugado na terceira pessoa.
A expressão mais matizada é a do tempo. Ao lado do passado, presente e futuro, há uma vasta combinação de formas simples e compostas que exprimem os tempos verbais.
Em português há três modos na conjugação do verbo: indicativo,subjuntivo e imperativo. Existem, também, as formas nominais do verbo, que dispensam a pessoa gramatical: o infinitivo, o gerúndio e o particípio.
Advérbio, palavra que modifica a significação de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio.
Em português, os advérbios se classificam em função de seu significado. Existem advérbios de afirmação (sim, certamente etc.); de negação (não, nunca,jamais etc.); de dúvida (talvez, possivelmente etc.); de lugar (aqui, dentro, longe etc.); de modo (bem, mal, melhor, depressa etc.); e de tempo (hoje, agora, antes, cedo, sempre etc.).
Adjetivo, palavra que funciona como complemento ou determinante de um substantivo. Os adjetivos podem ser simples (gramática histórica) e compostos (literatura luso-brasileira). A significação de um adjetivo podereceber intensidade maior ou menor. Daí, a existência de dois graus: comparativos (terra tão boa quanto a nossa) e superlativos. Os adjetivos superlativos classificam-se como sintéticos (cidade antiqüíssima) e analíticos, quando acompanhado por um advérbio de intensidade (mulher extraordinariamente elegante).
Epíteto, do grego epitheton, é uma palavra ou frase que qualifica pessoas ou coisas. Seuuso é muito comum na epopéia: "o peito ilustre lusitano" (Os Lusíadas, de Luís de Camões).
Um adjetivo precedido pelo artigo neutro o se nominaliza e equivale a um substantivo abstrato: o irreal.
Artigo, determinante que precede o substantivo, com o qual concorda em gênero e número. Existem duas classes de artigos: definidos e indefinidos. Os artigos definidos (o, os, a, as) antepõem-se a umsubstantivo, o elemento de referência para o destinatário da mensagem — seja porque já foi feita alguma menção anterior a ele, seja porque este conhecimento é produto da experiência. Os indefinidos (um, uns, uma, umas) servem para apresentar um substantivo ao qual não se fez qualquer menção anterior.
Os artigos também podem preceder um adjetivo, um advérbio, um verbo e uma oração.
Preposição, parteinvariável que complementa um nome, pronome, ou palavra. A preposição relaciona um verbo com seu objeto direto, seu objeto indireto ou complemento nominal. As mais empregadas em português são: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre.
Pronome, palavra que, numa oração, substitui um nome ou faz referência a ele de forma anafórica. O nome ao qual serefere o pronome é seu antecedente e com ele o pronome concorda em gênero, número e pessoa.
Os pronomes pessoais, reflexivos e possessivos têm flexão pessoal. Em termos gerais, pode-se afirmar que os distintos tipos de pronomes são herdeiros de seus equivalentes latinos. Por exemplo, os pronomes pessoais de terceira pessoa "ele", "ela" procedem do demonstrativo latino illum, illam, illud...
tracking img