Negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 169 (42098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

HERMES ORÍGENES DUARTE VIEIRA

Uma Leitura Estóica da Tragédia Medéia de Sêneca

João Pessoa Abril - 2008

2 HERMES ORÍGENES DUARTE VIEIRA

Uma Leitura Estóica da Tragédia Medéia de Sêneca

Dissertação de Mestrado em Língua e Literatura Latina apresentada à Coordenação dosProgramas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba.

Orientador: PROF. DR. JUVINO ALVES MAIA JÚNIOR

João Pessoa Abril - 2008

3 HERMES ORÍGENES DUARTE VIEIRA

Uma Leitura Estóica da Tragédia Medéia de Sêneca

Dissertação de Mestrado em Língua e Literatura apresentado à banca examinadora do Programa de PósGraduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, emcumprimento Às exigências legais, para obtenção do título de Mestre em Letras.

Dissertação aprovada em: ____ de ___________ 2008.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. Juvino Alves Maia Júnior (Orientador)

UFPB

Prof. Dr. Milton Marques Júnior

UFPB

Prof. Dr. Henriqüe Murachco

USP

4

Agradecimentos
Ao caríssimo e amigo orientador Prof. Dr. Juvino Alves Maia Júnior, pelasiluminadas e inesquecíveis orientações não só para a elaboração do trabalho, mas também por está contribuindo para a (sempre) inacabada formação da minha humanitas. Aos meus pais e aos meus irmãos, minha famíla, pelo incondicional apoio e por tudo.

Aos professores Milton Marques e Henrique Murachco, pelas valiosas observações para a feitura do meu trabalho quando da qualificação. À professora Sashi,pelo prestativo auxílio no abstract Aos meus amigos. Ao financeiro. Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), pelo apoio

5

ORÍGENES, Hermes D. Vieira. Uma Leitura Estóica da Tragédia Medéia de Sêneca. João Pessoa, 2008. 138 fls. Dissertação de Mestrado apresentada à PósGraduação de Letras da Universidade Federal da Paraíba.

RESUMO Como o gênero trágico é, segundo Aristóteles (384-322 a. C), umaimitação da felicidade, da desventura, enfim, da vida, a tragédia Medéia de Sêneca (4 a.C-64 d.C?), é uma mímesis das paixões da alma humana. Sêneca, como pensador inserido na doutrina Estóica, trabalha, de forma implícita e poética, o tema das paixões da alma na peça Medéia. Sob a ótica do Estoicismo, Sêneca considera as paixões da alma como um erro de julgamento, como uma representação“negativa” do mundo que perturba o nosso equilíbrio físico e psicológico, donde as afecções da alma, tais como: angústia, medo, esperança, tristeza, cupidez, inveja, ira. Dentre essas perturbadoras emoções, Sêneca considera a ira como a mais nociva e nefasta de todas as paixões da alma, dado o destrutivo e violento poder do irado contra si mesmo, os outros, as instituições sociais e até contra a sagrada eharmoniosa ordem racional da Natureza e do Cosmos, presidida pelo Lógos Estóico. Nesse sentido, Sêneca, ao transfigurar, na tragédia Medéia, as formulações conceituais da ira expostas no seu ensaio De ira (Sobre a ira), representa a personagem Medéia como uma dramática alegoria da IRA (ira), do Amor furens (amor louco). Nesse sentido, Medéia, vitimada pelo Dolor (aflição) em razão da infidelidadede Jasão e investida de Furor (loucura trágica), executa, para se vingar do perjuro Jasão, o supremo e inexpiável Nefas (o ímpio crime), a saber, o infanticídio, transformando-se então num monstrum trágico.

Palavras-chave:Estoicismo, ética, paixões da alma, ira, furor, nefas.

6 ORÍGENES, Hermes D. Vieira. Uma Leitura Estóica da Tragédia Medéia de Sêneca. João Pessoa, 2008. 138 fls.Dissertação de Mestrado apresentada à PósGraduação de Letras da Universidade Federal da Paraíba.

ABSTRACT As according to Aristotle (384-322B.C.), the tragic genre is an imitation of happiness, of misfortune, in short, of life, Seneca’s (4B.C. – 64A.D.) tragedy, Medea, is a mimesis (imitation/ reflection) of the passions of the human soul. Seneca, a thinker immersed in the Stoic doctrine, portrays...
tracking img