Negociação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REVER / Negociação

Professor: Sandro Meirelles
Aluno: Plínio Carvalho

1- É o processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido.

A- Informação: Informação é tudo aquilo que reduz as incertezas e maximiza as Ações dentro de uma negociação! Quanto maior o índice de informação,mais poder ele terá. Informações podem serobtidas antes da reunião, durante a negociação. A habilidade de utilizar adequadamente as informações no momento certo, conduz ao êxito nas negociações. Quer seja um negócio comercial, um litígio ou um conflito de relacionamento, o melhor que se faz é, previamente, observar os fatos com a maior isenção possível para entender as razões de cada uma das partes envolvidas.
B- Tempo: fator Tempoestá ligado a como as pessoas se mobilizam em direção aos seus objetivos. Em negociação, o tempo não tem o sentido cronológico do termo. Está ligado aos avanços e aos recuos que as partes fazem deliberadamente ou não, para não perder, manter ou ganhar poder e continuar negociando até à conclusão.
C- Poder: As três variáveis por serem interdependentes podem, conceitualmente, ser entendidas como umasó: PODER. Tudo o que negociador precisa numa negociação é de PODER. O Poder dá às partes as condições de estarem reunidas em busca de uma solução para os seus objetivos. É também o PODER que permite se chegar a bom termo no objetivo, sem prejudicar os relacionamentos e, sempre que possível, melhorá-lo. Devemos estar atentos as fontes externas e internas para que possamos otimizar o processodecisório.
D- O processo de conceder : dentro do processo de negociação existem as variáveis de cada negociador, em uma negociação sempre haverá algumas concessões , esses pontos devem ser mensurado, com o máximo de cuidado para que haja uma valorização da concessão conquistada. Não conceda nenhum trunfo, em troca de nada, conceder é um dos fatores dentro da lógica da negociação de maior importância.2- Dentro do processo de negociação, pode existir situações que fogem a normalidade,alguns participantes agem de uma maneira considerada antiética, usam de truques sujos e pressões imorais, o mais importante é preservar nossos princípios e nossa credibilidade, qualquer comportamento abusivo deve ser evitado, em uma negociação a ética é a transparência são de suma importância para que orelacionamento tenha longevidade entre as partes.
3- Conflito:variável presente em qualquer negociação, devido as estratégias e interesses de cada participante, é inversamente proporcional a variável relacionamento, é de suma importância negociar visando a eliminação do conflito.
A- Dominação: impor uma solução tendo o poder como ferramenta, pode causar insatisfação e maximizar o conflito é uma decisãorápida, mas pode ser interpretada como uma humilhação e pode ameaçar a cooperação futura entre as partes envolvidas
B-Compromisso:flexibilidade, possibilita dar prosseguimento para que os participantes continuem as negociações, mas não atende plenamente ambas as partes e falha em atender apenas parcialmente o problema identificado.
C- As negociações,envolvem uma série de questões, e interessesopostos entre as partes interessadas, e que tem como conseqüência os conflitos.
É importante mensurar os dados e pontos discordantes,para que haja um denominador comum,além disso é de suma importância manter a ética e a transparência nas negociações, para que se crie um vinculo de confiança e longevidade entre os participantes.
Os conflitos são uma parte inerente dos processos denegociação, cada participante deve buscar e usar de estratégias para conseguir seus objetivos.
Para viabilizar o negócio,a solução dos conflitos devem ter uma solução ótima para ambas as partes, havendo concessões dos participantes sem que o processo seja prejudicado entre os interessados.
Não existe negociação sem conflitos, são lados opostos em busca de soluções com interesses distintos....
tracking img