Negociação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL





NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO REFERENTE AO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO


















Autores:

Seiji Takahashi
Coordenador do Curso Técnico em Metalurgia

Vilmar Ambrósio
Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Belo Horizonte
Maio de 2010.
I. FORMATAÇÃO:1. As propostas, dissertações e teses do CPGEM serão apresentadas em papel branco de boa qualidade, tamanho A4(210x297mm), em uma só face, impressas com uma impressora laser ou jato de tinta de boa qualidade, ou com algum outro meio de qualidade similar (ou melhor). As seguintes margens devem ser usadas:
_ margem superior: 35 mm
_ margem inferior: 25 mm
_ margem direita: 25 mm
_ margemesquerda: 35 mm

2. Deve-se manter, ao longo de todo o documento, a mesma formatação geral. Isto é, não se deve, em geral, mudar ao longo do documento o tipo fonte, a organização dos parágrafos, o estilo das legendas de tabelas e figuras, o tipo de numeração, etc.

3. Usar o mesmo tipo de caractere ("fonte") em todo o documento, por exemplo os tipos "Times New Roman – tamanho 12" ou "Arial –tamanho 11". Títulos de capítulos e sub-itens poderão ser realçados com caracteres em negrito e/ou um aumento de 1 a 2 pontos no seu tamanho. Equações e outras expressões especiais poderão, caso necessário, ser representadas por um outro tipo de caractere.

4. Adotar espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas em um parágrafo. Os parágrafos deverão preferencialmente ser separados por uma linha embranco sem recuo na primeira linha.

5. A numeração das páginas deverá ser no canto direito, dentro da margem e a cerca de 2 cm da extremidade superior da folha, e iniciando-se na Introdução. As páginas anteriores deverão ser numeradas em algarismos romanos, minúsculos, a partir da folha de rosto, não exibindo o número nesta página.

6. As figuras deverão ser numeradas de acordo com o capítulo eordem de apresentação no texto (Ex.: Figura 3.20 -) e colocadas logo após a sua citação, podendo ficar juntas (isto é, na mesma página) ou em separado do texto (em uma página própria). No primeiro caso, uma ou duas linhas em branco deverão ser colocadas antes e depois da figura de forma a separá-la adequadamente do texto. A legenda de uma figura deve ser colocada imediatamente abaixo desta.Independentemente do meio usado para a preparação de uma figura, esta deverá ter qualidade e resolução adequadas para a sua reprodução em impressoras laser ou jato de tinta. Todo texto presente em uma figura deve ser facilmente legível e em português, exceto apenas para eventual jargão técnico de uso consagrado na literatura da área do trabalho.

7. As tabelas deverão ser numeradas de acordo com ocapítulo e ordem de apresentação no texto (Ex.: Tabela II.1 -) e colocadas logo após a sua citação, podendo ficar juntas (isto é, na mesma página) ou em separado do texto (em uma página própria). No primeiro caso, uma ou duas linhas em branco deverão ser colocadas antes e depois da tabela, de forma a separá-la adequadamente do texto. A legenda de uma tabela deve ser colocada imediatamente acimadesta.

8. Equações deverão ser numeradas entre parênteses, junto à margem direita da linha, de acordo com o capítulo e ordem de apresentação no texto (Ex.: (3.12)) e colocadas logo após a sua citação.

9. Detalhes de Digitação: Estas recomendações visam evitar que, ao se dividir o texto, automaticamente, no fim de uma linha, fiquem separados o parêntese da palavra seguinte, o número de suaunidade e a pontuação da última palavra. Estes são, evidentemente, aspectos errados e fora de formato, na edição de documentos.
_ Não deixar espaço entre parênteses e a primeira e a última letras; exemplo: (exemplo), e não ( exemplo ).
_ Não deixar espaço entre a última palavra antes da pontuação que lhe segue; Exemplos: conclusões, e não conclusões ,
parâmetros; e não parâmetros ;
_ Não deixar...
tracking img