Negociação

Páginas: 11 (2734 palavras) Publicado: 15 de abril de 2011
1. IMPORTANCIA DA NEGOCIAÇÃO

A negociação está presente nas situações mais comuns de nossas vidas. Negocia-se nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações.

Na família, muitas vezes osinteresses entre marido e mulher são divergentes:
ele pretendendo realizar investimentos e ela querendo, por exemplo, gastar o dinheiro em viagem.

Às vezes, o que está em jogo é a realização de um trabalho, ganhos materiais, sentimento de capacidade, de utilidade, de vitória ou fracasso, etc...

Nas empresas, não é diferente. Negociamos o tempo todo com os nossospares. São vários os processos, os objetivos, os recursos, as condições gerais de trabalho, etc. Internamente, todos negociam com clientes, fornecedores, agentes financeiros, comunidade. Estas inter-relações e negociações têm, como dissemos, vários objetivos e as realizações são o prêmio e o reconhecimento pelo sucesso alcançado.

Os políticos também usam a negociação como a maiorestratégia para atingir seus objetivos. Ela é parte de todo o processo.

Portanto, não há como negar que a negociação está presente em quase todas as situações, pois faz parte da interação humana.

Podemos afirmar que através da negociação é que se obtém o devido sucesso nas relações. Com ela, tornamo-nos capazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo, interpretar melhor assuas necessidades e suas limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e, com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade mais justa.

Negociar é uma arte. Requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão de relações às vezes muito complexas.

Através do acesso a conceitos e técnicas, pode-se aprender edesenvolver a arte da negociação. A negociação é uma troca de valores. Estamos sempre aprimorando as nossas qualidades para nos tornarmos bons negociadores.

A negociação bem feita gera o sentimento de ganha x ganha e nos proporciona um crescimento como seres humanos.

2. Visão sistêmica e processos de negociação

A sociedade atual tem passado por profundas transformações econômicas,sociais, políticas, culturais e ambientais, em um ambiente de grande evolução e desenvolvimento.
Conforme já observava Lazlo (1987, p. 70), “...as mudanças constantes do meio produzem, mais cedo ou mais tarde, as condições em que certos ciclos deixam de funcionar”. Assim, os
sistemas atingem um ponto denominado bifurcação, no qual a sequência dos acontecimentos é essencialmente indeterminada, nãovariando nem em função das condições iniciais e nem das mudanças que ocorrem no próprio meio. As bifurcações dão origem a uma seleção aleatória entre os numerosos estados de estabilidade que o sistema pode adotar, em função das flutuações existentes.

Cada mudança no ambiente leva a uma evolução natural que aumenta, progressivamente, o conhecimento, permitindo aos envolvidos identificar amelhor maneira para agir diante dessas mudanças, reduzindo cada vez mais o seu tempo de resposta. As empresas transformam-se, a cada dia mais, em organizações de aprendizagem, devendo desenvolver cinco disciplinas fundamentais (domínio pessoal, para conhecer os próprios objetivos; idéias, influenciando a visão e a atitude das pessoas; visões compartilhadas; aprendizagem em grupo; pensamentosistêmico), conforme proposto por Senge (2009).

Assim, sob pressão de experiências adversas, as empresas aprendem a adaptar seus mecanismos de resposta ao aumento da turbulência no ambiente, passando de uma gestão reativa a uma pró-ativa, dentro de uma visão sistêmica, sempre em busca de maior competitividade (ALMEIDA, 1995).

Novos paradigmas podem surgir a partir do momento em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negociação
  • Negociação
  • negociaçao
  • Negociação
  • Negociação
  • Negociaçao
  • Negociação
  • A negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!