Negociação

Páginas: 5 (1222 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
Conceito de negociação
Este trabalho apresenta os conceitos básicos de negociação, ou melhor, dizendo, a habilidade que as pessoas têm quando ocupam cargos administrativos, sejam eles diretores ou supervisores que trabalhe na área comercial de marketing vária são as necessidades os problemas, as oportunidades que envolvem negociar, comprar e vender, negociar serviços, contratar, despedir.Resolver uma pendência negociar ou renegociar contratos, conduzir e fechar negócios, abrir novos clientes, resgatar clientes inativos, administrar conflitos e disputas de poder, são situações que demandam ações eficazes dos negociadores. Deste modo, descrevem-se estes conceitos na tentativa de melhor expor apenas um pouco do que compõe a arte de negociar. Para ACUFF ¨ a negociação é o processo decomunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade. ¨
De acordo com Junqueira (2003 a), vice-presidente do Instituto M. Vianna costa curta (MMC):
Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas,tiveram oportunidade apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado comprar carne ás decisões de grandes investimentos.
As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar daspessoas, e é obvio que isto é real também para a conclusão das quais estas pessoas fazem parte. Podemos afirmar também que o próprio potencial negociador deve estar sempre em busca incansável de desenvolvimento, para que por conseqüência possam antecipar-se as mudanças, administrando-as favoravelmente.
Existem varias definições e habilidades necessárias para ser um bom negociador:
Ser um bomouvinte
Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberto a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão se de valia no processo.

Desenvolver um espírito negocial
Grandes negociadores têm ciência que é possível que tudo possa ser negociado, mas para isto o ambiente precisa ser declaradamente de negociação. A agressividade deve ceder lugar aoconsenso no processo, para que se possa alcançar o objetivo planejado.

Planejar
Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Portanto, deve-se ir a uma reunião de negociação com todo dever de casa realizada. Isto nos dará muita segurança no processo.
Mirar alto
Uma vezbuscados com legitimidade, os objetivos deverão buscar sempre o ponto máximo, pois ao lutar-se por mais em uma negociação pode-se obter mais.
Ser paciente
Um dos principais erros do negociador brasileiro é a impaciência, quase todo o ás vezes vindas por metas irrealistas ou necessidade de logo fechar o acordo. Pode-se até fechar com um resultado, razoável, mas poderia torná-lo ótimo se nãofosse á impaciência que na realidade atropela o processo elimina possibilidades de mais ganho.
Visar á satisfação
Negociação é uma estrada demão dupla. Tanto um quanto o outro negociador deverão estar legitimamente comprometidos na busca de um resultado altamente satisfatório. Mas, não terá sido negociação de fato se somente um lado alcançar seus objetivos e o outro ficar com a sensação de perda oufrustração.
Ter cuidado com a primeira oferta
Se se planeja bem, se se identificar com a zona de possível acordo e suas alternativas, se é paciente e ouve durante o processo o grau de autoconfiança será elevado e a primeira oferta do outro lado será apenas um balizador para sua para sua argumentação buscando obter concessões.
Ser empático
Ter em mente que o processo de negociação é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negociação
  • Negociação
  • negociaçao
  • Negociação
  • Negociação
  • Negociaçao
  • Negociação
  • A negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!