Negociação,o processo e as variáveis básicas

[pic]

negociação, o processo e as variáveis básicas da negociação sobre um enfoque sistêmico.

Aluno(a): IRENE PIRES DA COSTA
RA: 305259
Curso: TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
Semestre: 1º Semestre
INTRODUÇÃO

Em tempo de globalização, estar com os olhos voltados para o passado, pode nos levar a uma visão distorcida de como as organizações possam ter sucesso. É notório ressaltar aimportância crescente que o tema negociação vem assumindo nos dias de hoje, divulgar como o conhecimento e a utilização das diversas classificações de estilos de negociações, principalmente, apresentar o tema negociação, o processo e as variáveis básicas sobre uma visão sistêmica.

Em um mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de trocacada vez mais acirradas e complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivência das organizações. Dentro das técnicas de negociações, fatores estratégicos como: capacidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplinas, visão, determinação, inovação, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento. E também a criatividade,distorções e percepção do comportamento geram expectativas emocionais, crenças, valores e necessidades de cada vez mais, de participar do meio da negociação.
O processo de negociação como sistema de transformação pode ser definido a partir dos objetos que compõem o “sistema negociação”. As organizações que ainda permanecem com uma visão retrógrada de concorrência, devem reformular essa visãopara poder incorporar as possibilidades de parcerias e cooperações que se apresentam às empresas no mercado atual. Essas organizações devem estruturar seus processos de negociações, tornando-se inovadoras, e entendendo que o momento das mudanças é oportuno para as novas formas de negociar.
Segundo Martinelli (2002) analisou o processo de negociação por meio de uma visão mais detalhada, dastransformações de entradas (estímulos ou influências), que são: diferenças individuais, valores pessoais, interesses comuns, relacionamento humano, participação no processo, uso da informação e do poder, comunicação bilateral e flexibilidade, dentre outros. E as transformações de saídas (respostas) que podem ser analisadas no processo em geral, que são: conquistas de pessoas, concessões, persuasão,satisfação das necessidades, decisão conjunta, acordo, soluções dos conflitos, benefícios advindos do conflito, benefícios duradouros que mantêm visões estratégicas de todo o processo.
Assim, o processo de negociação como o sistema de transformação de entradas e saídas, o feedback (realimentação), também é importante e é fundamental, pois, traz consigo uma visão sistêmica de negociação, ou seja,uma negociação que ambos os lados devem ganhar, saindo dela satisfeitos e influenciando os futuros processos de negociações de maneiras positivas. A visão global do processo de negociações leva as empresas á busca cada vez mais intensa da criatividade, que poderá torná-las mais e mais inovadoras ao longo do tempo. Para que haja essa inovação tão rápida é necessário que as organizações estejamdispostas nos investimentos de pessoas capacitadas para a execução de todas as atividades de desenvolvimento, buscando a imediação com os seus fornecedores, distribuidores e clientes. Com esse contato a organização ganha pontos positivos na futuras negociações. Para que se obtenha também um resultado muito melhor para todas as partes envolvidas no processo, destaca-se, no entanto que o negociadordeve ter em mente, que nem sempre acontecem acordos positivos, por isso é importante que o negociador esteja sempre bem preparado e possa saber utilizar a melhor estratégia de negociação.
Em um ambiente ativo destaca-se a importância, que o processo de comunicação tem para as organizações. Lewwicki, Saunders e Minton (2022, p. 142) mostram que a “comunicação encontra-se no coração do processo de...
tracking img