Negociação sob o enfoque sistemico

Páginas: 6 (1428 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Introdução:
Atualmente a negociação vem sendo muito discutida e tem recebido muito atenção de diversos autores, alguns deles acreditam que a negociação depende de várias teorias, que devem ser aprendidas antes de serem praticadas. É unanime a opinião a respeito da existência de um conjunto de características que formam o perfil do negociador. Há a necessidade de entender quais são essascaracterísticas, precisa-se concentrar nas ideias, discutir proposições, dar alternativa a outra parte, ter objetividade no resolver dos problemas, apresentar propostas concretas, saber falar e ouvir, colocar-se no lugar do outro, saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses, entender e interpretar o comportamento das pessoas.

A negociação sob o enfoque sistêmico:
O enfoque sistêmico,desenvolvido pelo biólogo Alemão Ludwing Von Bertalanffy, tem-se a ideia de que uma organização é composto de elementos ou componentes interdependentes.
A organização revela um conjunto de dois sistemas que se influenciam: sistema técnico e sistemas sociais. O técnico são os recursos e componentes físicos e abstratos que até certo ponto independem das pessoas. Já os sistemas sociais são asmanifestações dos comportamentos dos indivíduos e grupos.
Quanto à natureza, os sistemas podem ser classificados como fechados, que são isolados de seu ambiente, e abertos, que se mantêm em contínuo fluxo de entrada e saída, de acordo com a teoria de enfoque sistêmico, os elementos presentes em um sistema, suas características, seus relacionamentos e o grau de organização do sistema definem suacomplexidade que, é a propriedade de um sistema, estar apto a adotar um grande número de estados ou comportamentos, podendo ser medida pela variedade, que é o número de possíveis estados de um sistema.
As organizações efetivas são aquelas capazes de manter a viabilidade. Os sistemas viáveis têm capacidade própria para resolver problemas conhecidos e inesperados, no entanto, apesar de sua independência emrelação à resolução de problemas, um sistema viável atua no contexto de um ambiente, que o afeta direta ou indiretamente fazendo com que sofra influências externas.
O ambiente no qual a organização está inserida apresenta complexidades e variedades que impossibilitam o conhecimento de todos os aspectos do universo em que a organização opera. A complexidade é a propriedade de um sistema estar aptoa adotar um grande número de estados ou comportamentos, podendo ser medida pela variedade, que é o número de possíveis estados de um sistema. O enfoque sistêmico propõe uma administração recorrente ou recursiva de controle e comunicação. As atividades primárias da empresa devem ter sua própria autonomia baseada em funções e não em cargos para a tomada de decisões. a administração do sistemainclui duas funções básicas: planejamento e controle. Controlar o sistema envolve tanto o acompanhamento da execução dos seus planos quanto o planejamento de mudanças. Consiste em perceber a empresa como um todo que se relaciona com um ambiente complexo e desconhecido, levando em conta as visões de mundo da firma e de cada colaborador e ainda ciente do processo de aprendizagem individual eorganizacional, respaldando a ideia de que todo sistema ou subsistema tem necessidade de ser viável.
Quanto mais autônomos forem os subsistemas de um sistema mais facilmente ele encarará a complexidade ambiental. Isso porque, o sistema utiliza melhor seus recursos se seus subsistemas obtiverem variedade requerida suficiente par lidar com o desdobramento da complexidade que lhes cabe. Deste modo, arecursividade de informações e coordenação torna a organização mais integrada e por consequência mais flexível às mudanças ambientais.
Desta forma, o conhecimento do Enfoque Sistêmico permite uma ampla compreensão dos sistemas, com o melhor entendimento de como as partes se relacionam. Facilita, assim, a criação de conceitos e soluções para problemas ou temas aparentemente desconexos ou que precisam de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de negociação o processo e as variáveis básicas da negociação, sob um enfoque sistêmico
  • Negociação enfoque sistêmico
  • 5. Qual a vantagem de se analisar o processo de negociação sob um enfoque sistêmico?
  • Conceito de negociação as variaveis e o enfoque sistemico
  • Processo de negociação sobre enfoque sistemico
  • Enfoque sistêmico de negociação e 10 definições diversas de negociação
  • enfoque sistemico
  • Enfoque sistemico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!