Negociação internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O IMPACTO CULTURAL NAS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS BRASIL X CHINA
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
Brusque, outubro de 2005

INTRODUÇÃO
Exportar pode ser um bom negócio para as empresas, desde que os empresários se conscientizem da importância de um planejamento e de uma política que levem em conta o conhecimento e o domínio das regras e usos do comercio internacional. Caso contrário, as vendas aoexterior podem resultar em prejuízos e numa péssima experiência para empresa, com conseqüente reflexo negativo para o país.
Exportar é uma postura empresarial, uma alternativa estratégica de desenvolvimento, ganho de experiência que propicia uma dimensão global á empresa. Com isso, a empresa ganha competividade e estímulos para ser mais eficiente.
O estudo mais importante para o empresário, quese lança no comércio internacional, deve estar voltado á pesquisa para determinar as perspectiva de venda de determinados produtos no mercado e a maneira de obter melhores resultados. Deve ser feito com clareza e de forma a permitir que o empresário tome a decisão de lançar-se ou não a um mercado, a fim de facilitar a adoção de medidas concretas.
Este trabalho se desenvolverá em torno de umapesquisa bibliográfica envolvendo todo o impacto cultural entre Brasil e China e um estudo de caso utilizando a exportação de camiseta como produto de negociação entre esses dois paises.

OBJETIVOS
O complexo têxtil brasileiro tem feito grande esforço de investimento realizando projetos de modernização e racionalização passando por um processo de reestruturação para encarar a concorrênciainternacional. Observa – se que a qualidade do produto tem avançado junto com melhores serviços e adequação ambiental fazendo com que o Brasil apresente custos competitivos. No entanto algumas dificuldades devem ser sanadas para que se possa atuar eficientemente numa economia aberta e num setor exportador como têxtil.
Fazendo-se um balanço do ano de 2004 chega-se a conclusão que foi um ano positivo. Aeconomia começou a crescer moderadamente e o setor têxtil atingiu taxas de exportação recordes. O mercado interno está reagindo e os consumidores mais confiantes significando mais vendas para o setor. Mas isso não significa que os problemas estão resolvidos. O momento exige atenção. Os gigantes asiáticos podem se transformar em ameaças se o governo brasileiro não der a devida atenção ao assunto.Esse trabalho tem como objetivo pesquisar todo o aspecto cultural, regional e o desenvolvimento econômico da China e o impacto que está causando com a abertura do seu mercado para o comércio externo.
Fazer um estudo de caso utilizando de todas as formas e métodos que exige para a exportação de camisetas 100% algodão para China e fazer uma analise se é viável exportar ou não esse produto para omercado Chinês e fazer suas considerações.

CHINA
DADOS GERAIS
Nome: República Popular da China
Área: 9 572 909 km²
Língua principal: Chinês (Mandarim)
Capital: Pequim
Feriado Nacional: 1 de outubro - Dia da proclamação da República no ano de 1949
Fuso horário: +7 horas
Bandeira:

População: 1 550 000 000 1 550 000 000 (1,2 bilhão)
População por km²: 128 pessoas por km²
Crescimentopopulacional: 1,3% por ano
Tempo de vida: Mulheres 71 anos / Homens 69 anos
Analfabetos: 17%
Moeda: 1 Renminbi Yuan (RMB.Y) = 10 Jiao = Fen
Religião: Confucionismo (maioria), budismo, taoísmo, islamismo, cristianismo
PIB por habitante: 2.920 US $
Exportação principal: Roupas, produtos eletrônicos, máquinas, alimentos
POPÚLAÇÃO
A China, o país mais populoso do planeta, possui cerca de 22% dapopulação mundial
A média da densidade populacional da China é de 130 hab. /km² , com distribuição desequilibrada, pois no litoral leste alcança mais de 400 hab. /km², nas regiões centrais mais de 200 hab./km² e a noroeste menos de 10 hab./km².

Em 1949, no momento do estabelecimento da Nova China, a população continental do país era de 541.670.000 habitantes. Mas, com a sociedade estável, a...
tracking img