Negao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito do Trabalho

|Questão: |
|O filme Germinal retrata a época em que se deram os movimentos incipientes e esparsos que acabaram por culminar na |
|sistematização e consolidação dos Direitos Trabalhistas. Após assistir, estabeleça um parâmetro entre asituação ali retratada e|
|o nosso momento político atual, abordando a importância da legislação trabalhista. |


Introdução

O trabalho é tão antigo quanto o homem. A partir do momento em que o homem fixou-se a terra e organizou-se o sistema de trocas, ele deixou de trabalhar sozinho ou com sua família para seu próprio sustento e surgiu a idéia deutilização do trabalho em benefício de pessoa diversa do próprio trabalhador. Desde então, o trabalho assumiu, ao longo do tempo, basicamente as seguintes formas: escravidão, servidão, corporações de ofício e emprego.
O filme Germinal é baseado na história da França, como cidade principal tem-se Montsou, a qual dependia economicamente da mineração. O filme em sua grande maioria ocorria dentrodas minas de carvão, onde se mostrava o trabalho árduo dos mineiros.
O presente trabalho tem como objetivo, estabelecer um parâmetro entre a situação ali retratada no filme e o momento político atual no Estado brasileiro, abordando a importância da legislação trabalhista.

Download do livro de Marcelo Alexandrino
Curso de Direito Administrativo.
Introdução ao Estudo do DireitoAdministrativo Moderno.
Odete Medauar.
Livro 1- Teofilo Otoni –mg
MARCELO ALEXANDRINO E VICENTE PAULO.
















1. O filme Germinal


Conforme foi exposto acima, o filme Germinal é baseado na história da França e como cidade principal tem-se Montsou, a qual dependia economicamente da mineração. O filme em sua grande, maioria ocorre dentro das minas de carvão, onde semostrava o trabalho árduo dos mineiros.
No contexto de Germinal é explanada a vida dos operários de minas, onde trabalhavam bruscamente em busca de dinheiro, o que recebiam nem dava para manter sua família. Sendo que todos os integrantes desta família trabalhavam, inclusive as crianças.
Os operários de minas acordavam de madrugada e iam trabalhar sob condições inimagináveis, pois o estadodas minas era péssimo, não tendo nenhuma condição de um ser humano parar de ser mineiro e ter uma vida normal e saudável.
Nas minas não havia nenhum tipo de equipamento de proteção, principalmente máscaras, iluminação apropriada, estacas de madeiras que suportassem o solo, para que não ocorresse desmoronamento.
Surge então um homem em meio aos trabalhadores das minas que se desespera comgrande desigualdade social e com o salário infeliz que recebiam.
O principal ataque dos trabalhadores foi à realização da greve, pois sem a extração do carvão, os patrões teriam que acolher as suas reivindicações, sendo que o lucro cessaria e viria a surgir o prejuízo.
Muitos com medo de perder o salário, por menor que ele fosse, resolveram voltar às minas e recomeçar o trabalho, prejudicandoassim o sólido fortalecimento da greve dos trabalhadores.
Mesmo com os prejuízos, os empregadores não sedem e não dão o aumento que os trabalhadores precisavam.
E por fim, ocorre o pior. Quando todos os trabalhadores já estavam no subsolo da mina, ocorre um desabamento forjado, o qual ocasionou muitas mortes de operários que desistiram da greve.



2. Evolução do Direito do Trabalhono Brasil

No Brasil, a primeira Constituição a tratar do Direito do Trabalho foi a de 1934. Dentro os importantes direitos nela assegurados destacaram-se a garantia à liberdade sindical, a isonomia salarial, o salário mínimo, a jornada de trabalho de oito horas e as férias anuais remuneradas.
Em 1934, surgiu a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como forma de sistematizar as...
tracking img