Nefrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Nefrose
A nefrose, ou síndroma nefrótica, é uma perturbação renal aguda ou crónica que consiste numa lesão degenerativa do rim.
Os rins contêm um grande número de pequenos canais, cuja função é recolher os produtos residuais transportados pelo sangue. Estes canais, denominados nefrónios, são compostos por um glomérulo, enovelamento de vasos sanguíneos enrolados à volta de um túbulo.
Olíquido recolhido nos túbulos renais contém vários tipos de sais e produtos residuais transportados pelo sangue; pode conter também proteínas, que no caso de nefrose atravessam o glomérulo e passam para a urina, provocando a albuminúria (presença de albumina na urina). Quando o sangue é pobre em proteínas, existe uma tendência à acumulação de líquido nos tecidos, com consequente aparecimento deedemas.
As causas da nefrose
A nefrose pode ser a consequência de um estado inflamatório do rim após infecção bacteriana ou viral.
Esta, também, pode ser uma reacção a substâncias tóxicas. As mordeduras de serpentes e algumas picadas de insectos venenosos podem deteriorar os rins provocando uma nefrose. As afecções do tecido conjuntivo e as doenças auto-imunes podem ter repercussão semelhante nosrins.

Fig. 1 - A síndroma nefrótica é uma doença que altera o funcionamento dos rins. O rim é constituído por numerosos nefrónios, pequenos canais que recolhem os produtos residuais transportados pelo sangue. Os vasos sanguíneos enrolam-se à volta dos túbulos formando unidades nas quais se efectua a troca sangue-urina.
SINTOMAS:
-->Albumina na urina;
-->Edemas;
-->Sequestração de líquido noabdómen;
-->Dificuldade respiratória;
-->Fraqueza muscular;
-->Cansaço;
-->Anemia.
Terapêutica da nefrose
Quando se deve consultar o médico
Deve-se consultar o médico em caso de dificuldade de micção, moinha na região lombar, pálpebras inchadas ou edemas.
O trabalho do médico
Para diagnosticar a nefrose, o médico requisita várias análises do sangue e da urina, ecografia e,eventualmente, outros exames de imagem. A biopsia do rim pode ser necessária para confirmar definitivamente o diagnóstico.

Fig. 2.
Terapêutica da Nefrose
Só os sintomas podem ser tratados. Quando a urina tem um conteúdo demasiado elevado de albumina, verifica-se uma carência de proteínas no sangue, pelo que se pode prescrever uma dieta com elevado conteúdo proteico. O mau funcionamento do rim, muitasvezes, é tratado com uma dieta pobre em sódio para evitar a retenção de água. No mesmo sentido, também, podem ser usados alguns diuréticos. Quando a nefrose está associada a um estado inflamatório, pode estar indicada a administração de corticóides. Os imunossupressores só podem ser administrados sob controlo médico rigoroso.
Evolução da Nefrose
Quando existem grandes perdas de proteínas, sucede oedema (inchaço) que se pode generalizar. O paciente manifesta dificuldade respiratória, anemia e hipertensão. A evolução da nefrose varia de acordo com a causa da doença. Nas formas primárias, em princípio, a cura requer algumas semanas de terapêutica. A evolução nas formas secundárias a outra doença é determinada pela evolução da causa originária.
A nefrose é grave?
A nefrose pode levar àinsuficiência renal crónica, uma perturbação grave que pode obrigar a diálise ou a transplante renal.
O que é a Hidronefrose
A hidronefrose é uma doença dos rins que compreende a dilatação dos canais evacuatórios de urina. A função destes canais é aquela de recolher a urina e encaminhá-la em direcção às vias urinárias. Estes atravessam o rim e formam os cálices que desembocam na pélvis renal, ponto dejunção entre o rim e o uréter.
A dilatação manifesta-se quando um obstáculo ao longo das vias urinárias impede o defluxo normal do líquido: determinam-se assim um aumento da pressão e o consequente crescimento do volume da pélvis, dos cálices e dos canais internos do rim, que podem danificar seriamente o tecido renal. O rim, que se tornou um saco inchado de urina, já não pode desempenhar a sua...
tracking img