neda sua cinta

15043 palavras 61 páginas
92

CAPÍTULO III – A MULHER NA SOCIEDADE
CONTEMPORÂNEA E NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
Toda mulher tem inclinação pro palco, garra pra briga, beleza, voz, imaginação e curiosidade.
Martha Medeiros

1. Um século de mudanças para as mulheres
Nosso estudo pretende analisar aspectos da ética deontológica nos anúncios veiculados nas revistas femininas Claudia e Nova. Para tanto, é importante compor o cenário da mulher ao longo dos anos, retratando suas conquistas e mudança de atitudes.
Nesse item abordaremos, brevemente, a evolução da mulher durante o século XX para ilustrar as alterações que antecederam o seu modo de ser e viver atual.
De acordo com Alves (2003, p. 15), a emancipação feminina tornou-se pública a partir do século XX, quando motivos históricos aliados às causas políticas, ao desenvolvimento industrial, ao progresso científico e ao desenvolvimento dos meios de comunicação, arrancaram definitivamente as mulheres do reduto doméstico, inserindo-as voluntária ou involuntariamente no universo, até então, de domínio exclusivamente masculino.
Por todo o Ocidente, o emprego das mulheres foi estimulado pela ampla erosão da base industrial e pela tendência na direção das tecnologias da informação e dos serviços. A redução nas taxas de nascimento do pós-guerra e a conseqüente falta de mão-de-obra especializada resultaram no fato de as mulheres serem realmente bem- vindas à força de trabalho (WOLF,
1992, p. 33).
O século XX caracteriza-se por profundas mudanças nos papéis desempenhados pela mulher na sociedade. Antes restrita aos afazeres domésticos, ela conquista outras posições no mercado de trabalho, atuando ao lado do homem nas mais diversas profissões. As inovações culturais e tecnológicas têm sobre ela um efeito transformador, ainda maior do que sobre o homem. Basta observar, por exemplo, que dos passeios a pé ou de carruagem, sempre acompanhada, passa ao volante de automóveis, sozinha. Os ecos das vitórias feministas, nos

93

Relacionados

  • ESTUDO DE UM EDIFÍCIO DE BETÃO ARMADO SUJEITO Á AÇÃO SÍSMICA
    6042 palavras | 25 páginas
  • Percy Jackson E Os Deuses Grego Rick Riordan
    110897 palavras | 444 páginas
  • Monteiro Rodrigues 2011 Pensar O Neolitico Antigo
    157445 palavras | 630 páginas